Última Hora

Micá, mulher de causas e afectos

17 de Setembro de 2015 | Manuel Tinoco
Micá, mulher de causas e afectos
Geral

Em todas as terras há pessoas que as caracterizam e que por seu lado as distinguem. As personagens que habitam certa localidade são moldadas pelo meio envolvente, e de uma forma natural também modelam a sociedade a que pertencem. Nesta edição queremos antes de mais homenagear uma personalidade pelo seu percurso de vida.

Haverá pessoa mais conhecida em Paredes de Coura do que a dona Micá? Pensamos que não! Antes de mais endereça mos-lhe as nossas desculpas por este artigo porque sabemos da sua modéstia, e consequentemente da sua aversão por galardões e palavras laudatórias.

Nada (em dia de São Pedro e São Paulo) e cria da no núcleo central da vila de Paredes de Coura, de seu nome Maria do Carmo Pereira Cerqueira, filha dos saudosos Eduardo Esteves Cerqueira e Maria Helena Gonçalves Pereira, a sua biografia fica pautada pela entre ga incansável a todas as causas que abraçou, quer fossem familiares, profissionais, e até políticas entre outras. A sua existência é testemunho físico do modo de ser da Mulher Courense, devota da à sua família, à terra que habita, a extravasar afectuosidade, e sempre, sempre disponível aprestar apoio sem olhar a quem!

Do matrimónio (quase cinquentenário) com António Pereira Júnior, nasceram seus três filhos, Iolanda, Cecília e António Eduardo, e em número igual contam-se suas netas, Eduarda, Maria e Joana, que são a sua alegria e lhe fazem eclodir um sorriso maternal enternecedor.

A imagem mais mar cante que temos da personalidade que retrata mos nesta edição, é como é óbvio, a de profissional, de bata branca sempre com um conselho sábio ao balcão da Farmácia Ribeiro, onde trabalha desde tenra idade. Todas as instituições de Paredes de Coura são merecedoras do seu apreço, porém, sabemos que nutre um carinho destacado pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, quiçá por recordar o desempenho de seu pai enquanto comandante do corpo activo.

Quando acima mencionámos que Micá também abraçou causas políticas, não se pense que é por ser esposa de Pereira Júnior, antigo presidente do Município, de facto, foi uma das primeiras militantes do Partido Socialista, fazendo parte das listas autárquicas em 1982, onde foi candidata a vereadora, e participou pontualmente em campanhas eleitorais, manifestando o seu apoio aos seus colegas de partido.

No campo religioso é mulher de fé! E se falar mos de generosidade, bem… Antes de mais temos de referir que Micá tem um enorme coração, e com isto está tudo dito!

Micá, as manifestações que os seus conterrâneos têm consigo são o espelho do respeito e carinho que lhe nutrem, e o NC também não pode deixar de lhe dizer:

Gostamos muito de si!


Comments are closed.