Última Hora

A minha escola

17 de Novembro de 2015 | Sandra Fernandes
A minha escola
Opinião

Olá a todos.

As palavras que escrevo neste espaço transformaram-se numa tarefa agradável e acima de tudo pedagógica. Desta vez o assunto que trago para vocês é a Educação. Não só a que nos é transmitida em casa mas também aquela que nos é passada na Escola. E isto porque as duas juntas irão traçar o nosso caminho na “Escola da Vida”.

No tempo em que a jovem estudava na Secundária de Coura

No tempo em que a jovem estudava na Secundária de Coura

Em ambiente familiar são- nos transmitidos muitos valores. Os emocionais, morais, éticos e os educacionais. Os nossos pais são importantes na formação da nossa personalidade, na maneira como olhamos ao nosso redor. Os meus colocarem muitas vezes frente à realidade. Aprendi que tudo tem um valor.

Dou imensa importância ao valor emocional, principalmente porque sou uma adolescente. Mas sei que nem sempre será possível conseguir o que eu quero no momento. Sei que posso trabalhar para consegui-lo. E isso foram os meus pais que me ensinaram. Eles também me transmitiram que as bases que irão cimentar a minha vida serão ler e escrever, a matemática, a biologia, a cultura geral, e até mesmo a educação física. Ter boa forma física e trabalhar para ela faz- nos sentir melhor. Por tudo isso adoro ir ao ginásio (Ginásio Corpo Vivo). Gosto de praticar basquete, voleibol, dança e equitação (o kickboxing está nos meus planos) e sinto que tudo isto me faz sentir mais aliviada e bem-disposta.

Sandra Fernandes na Escola António Feijó, em Ponte de Lima

Sandra Fernandes na Escola António Feijó, em Ponte de Lima

Na escola são-nos entregues todas as competências e as ferramentas que precisamos para nos integrar no mercado de trabalho e na sociedade com toda a sua complexidade.

No meu caso estou neste momento e há relativamente pouco tempo na Escola Básica António Feijó. Uma escola que me acolheu de braços abertos. Apesar do receio na mudança, gosto muito da minha nova escola, dos meus novos professores, novos auxiliares, e da minha DT. E claro dos meus novos amigos. Estes somam-se aos meus amigos courenses, com quem continuo a conviver. Mudei de escola este ano e deixei para trás uma grande equipa, a minha primeira Escola, o Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura, os professores, os auxiliares, as diretoras, os meus colegas, o meu DT TOP do ano passado (Adoro TIC), todos estão bem guardadinhos na minha memória e no meu coração.

Um obrigada para todos pois são parte dos responsáveis daquilo que hoje já sou. Eu sei que vou continuar a crescer (bem! desde que não seja em altura) mas sei que a cada dia aprendo uma coisa nova, logo o meu conhecimento vai evoluindo ao longo do tempo.

Mas é na escola da vida que cimentamos tudo o que conseguimos arrecadar enquanto crescemos e nos tornamos adultos. A minha tem sido bastante complexa. Pois com 14 anos ninguém diria que teria tanta responsabilidade. Não tenho razão de queixa pois tenho uma família com quem divido estas responsabilidades.

Falei no meu cantinho anterior sobre a Moda proposta na passerelle da escola. Pois é bem verdade que as tendências, para nós jovens e adolescentes, refletem a escola que frequentamos. A nossa idade é muito propícia à tendência para “a moda” do momento, sendo como já referi a nossa passerelle : “a escola”.

Não se esqueçam que aprender é sempre bom. Por isso, aproveitem e vivam a escola, e tudo o que esta tem para nos entregar, junto dos amigos. Fica tudo muito mais divertido!

Beijinhos a todos

Comments are closed.