Última Hora

Basket clube de Coura tem nova direção

24 de Maio de 2016 | Gorete Rodrigues
Basket clube de Coura tem nova direção
Geral

O Basket Clube de Coura (BCC) teve eleições e viu empossada uma nova direcção, liderada pela presidente Isabel Nolasco, no dia 7 de Maio. É um regresso da presidente veterinária ao comando da prestigiada colectividade courense. A acompanhá-la estão os seguintes elementos, para o quadriénio 2016/2020: Assembleia Geral – presidente Héber Cunha; secretária Ester Lourenço; vogal Raúl Rodrigues; 1º suplente Paulo Fernandes; 2º suplente Fábio Brandão. Direcção –  presidente Isabel Nolasco; secretária Ana Gachineiro; tesoureira Cátia Ferreira; vogal Janete Carvalho; vogal Tiago Silva; 1º suplente Adriana Nogueira; 2º suplente Vasco Ferreira. Conselho Fiscal: presidente Clara Barreiro; secretária Gorete Nogueira; relator Nuno Lima; 1º suplente Jorge Barbosa; 2º suplente Silvana Nogueira.

Em jeito de balanço do quadriénio que ora finda, o NC deu a palavra à ex-presidente Fátima Pereira:

“Desde o dia da nossa tomada de posse que tudo fizemos para dar continuidade ao legado que nos tinha sido entregue. Os nossos grandes objectivos foram: envolver e responsabilizar mais os pais nos treinos e nos jogos, aproximar o clube das escolas com o intuito de consciencializar os encarregados de educação da necessidade da prática desportiva para desenvolver nos jovens competências não só desportivas mas também competências ao nível da cooperação, convivência, participação e inclusão.

Desde cedo tivemos de lidar com vários constrangimentos como as obras do Pavilhão Municipal e a consequente deslocação dos treinos para a Escola Básica e Secundária; a falta de mais treinadores com competências específicas de treino de basquetebol que levou a que no final do ano lectivo 2014/2015 tivéssemos uma baixa participação de atletas dos escalões de minis, mantendo unicamente uma equipa de mini 10 mista, preservando e renovando os escalões superiores de sub 14, sub 16 e sub 18 masculinos e de sub 14 femininos.

Neste novo ano letivo (2015/2016), o Clube investiu em mais um treinador, Heber Cunha, cujo trabalho foi importantíssimo na captação de jogadores para os escalões de mini, 8, 10 e 12 mistos e mini 12 feminino, fomentando treinos diários no período de férias e deslocando-se até à escola básica para fazer palestras e demonstrações e dar a conhecer a modalidade.

Mas os constrangimentos continuaram. Já nas novas instalações voltaram os problemas, diagnosticados no ano anterior: a falta de árbitros competentes nos jogos dos diferentes escalões, redundando em finais do mês de Fevereiro num conflito entre o BCC e a Associação de Basquetebol de Viana do Castelo. Tudo isso originou um grande desgaste da minha parte, que associado à falta de disponibilidade levou a que, numa reunião com os elementos da Direcção e da Mesa de Assembleia, se manifestasse a intenção de dar lugar a outras pessoas com mais disponibilidade. Assim procedeu-se a marcação de eleições antecipadas.

Entendemos que o Basket Clube de Coura precisa de pessoas que façam crescer o Clube e para isso faz falta gente com disponibilidade e maior proximidade. Somos conscientes dessa realidade e de que a referida disponibilidade é essencial para poder concretizar projectos e iniciativas que não nos foram possíveis: renovar e investir na captação de novos atletas nos escalões superiores, implementar o cartão de sócio; rever os estatutos do clube e a captação de novos patrocinadores. Mas o que me deixa mais triste foi não ter conseguido realizar o jantar de homenagem aos antigos jogadores do BCC que tanto prestígio trouxeram para o clube e para Paredes de Coura.

Uma vez que estou de partida quero agradecer o esforço incansável e o apoio incondicional de alguns elementos da lista cessante, da Câmara Municipal, no nome da Vereadora Maria José Moreira, dos nossos patrocinadores e das escolas Básicas e Básica e Secundária de Paredes de Coura nos nomes da professora Ermelinda Lima e da directora do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura, a professora Ana Paula Pereira.

Os novos responsáveis já tem provas dadas da sua competência e espírito de grupo. No passado dia 15, organizaram brilhantemente o seu primeiro torneio aqui em Paredes de Coura, o qual para além das vitórias dos nossos meninos em todos os jogos incluiu até um lanche para recolha de fundos. (Ver próxima edição do NC)

À nova lista do BCC desejo votos de continuação de bom trabalho e de muito sucesso.”

 

Comments are closed.