Última Hora

BRASILEIRO ENCONTRA PASSADO PERDIDO

12 de Abril de 2023 | Gorete Rodrigues
BRASILEIRO ENCONTRA PASSADO PERDIDO
Destaque

O brasileiro Jorge Luís, de 69 anos de idade, veio a Portugal em busca dos seus antepassados. Soube que tinha raízes em Paredes de Coura e logo encetou esforços no sentido de saber quem eram os descendentes da sua avó paterna, Maria de Amorim, que, em 1924, partira para o Brasil, aos 45 anos, juntamente com o marido, Virgílio.

Depois da divulgação do seu caso no NC e na Alto Minho TV, conseguiu-se localizar, em Cristelo, as raízes da sua saudosa avó. Motorista aposentado, com disponibilidade para dividir o seu tempo entre Paredes de Coura e São João da Pesqueira, terra de origem de seu pai, Jorge Luís acabaria por encontrar algumas parentes, no Lugar da Bazorra, mais propriamente na casa de sua avó, Maria de Amorim, e da mãe desta, Rosa. E teve então oportunidade de conhecer e conversar com Alice de Amorim e sua irmã Maria, que vivem na Bazorra e são sobrinha- netas de uma irmã da mulher que atravessou o Atlântico aos 45 anos, de seu nome Ana. O nosso homem acabou ainda por visitar a campa do pai de sua avó, o bisavô Francisco Barreiro, em Bico.

Jorge Luís era um homem feliz no momento do encontro, considerando ser este um dos mais belos instantes da sua vida. A partir deste instante, a sua vida passou ainda a ganhar mais brilho, o que acontece sempre que descobrimos o nosso passado perdido.

Comments are closed.