Última Hora

CARNE DE RAÇA BARROSÃ NO CORNO DE BICO

29 de Junho de 2021 | Gorete Rodrigues
CARNE DE RAÇA BARROSÃ NO CORNO DE BICO
Destaque

DOIS MAIORES PRODUTORES SÃO COURENSES

Luís Carlos Amorim é o maior fornecedor de Carne Barrosã DOP, segundo dados de 2020.

O concelho de Paredes de Coura tem o maior fornecedor de carne da Raça Barrosã em 2020, com mais de 5 toneladas de carne vendida para o Agrupamento de Carne Barrosã DOP, sendo seguido por Carlos Barreto Araújo, em segundo lugar.

Os pastos verdes das encostas da Paisagem Protegida do Corno de Bico, além do encanto natural possuem também capacidades únicas, pois dali saem várias toneladas de carne da Raça Barrosã que fazem as delícias dos apaixonados pela carne de qualidade e certificada como é a Carne de Raça Barrosã DOP.

Luís Carlos Amorim é um jovem nascido e criado na freguesia de Bico, desde muito cedo ligado à produção animal. Com um extenso número de animais que levam a este reconhecimento de maior fornecedor em quilos de carne vendida ao agrupamento, num total de mais de 290 produtores. Apaixonado pelas raças é ainda criador de Raça Cachena e possuí ainda dentro da Raça Barrosã alguns exemplares machos únicos na região.

Em segundo lugar ficou Carlos Barreto Araújo, também de Bico, do mesmo modo que Luís Carlos é um empreendedor que possuí também raça Cachena, Garranos, entre outros.

Ambos fazem parte dos órgãos Sociais da Coopecoura – Cooperativa dos Agricultores do Concelho de Paredes de Coura e que muito enchem de orgulho, quer os habitantes do concelho quer a instituição em causa.

A carne de Raça Barrosã DOP está associada a 4 distritos, sendo eles Braga, Porto, Viana do Castelo e Vila Real. Na análise por concelhos, Montalegre é aquele que mais contribui para a referida raça com 84 produtores e mais de 57 toneladas, sendo que Paredes de Coura tem a 5º posição nesse ranking com 12.609,17 quilogramas de carne, com apenas 10 produtores e um retorno de cerca de 68 mil euros.

No que respeita ao concelho de Paredes de Coura e apenas incluindo os animais saneados pelo OPP de Paredes de Coura, estão registadas na Raça Barrosã cerca de 218 animais, num total de 2120 bovinos saneados pela respectiva OPP (não possuímos dados dos animais saneados por outras OPP’s), ou seja, cerca de 10% dos bovinos de Paredes de Coura estão registados na Raça Barrosã, podendo ainda assim existir outros que não estejam registados como tal.

Face à dimensão do concelho de Paredes de Coura e ao baixo número de agricultores com animais registados na Raça Barrosã, deverá ser um orgulho para o concelho ter os dois maiores fornecedores de uma raça de carne com várias distinções de melhor carne nacional.

A ambos, muitos parabéns e que sirva de estímulo para fazer mais e melhor.

 

 

 

Comments are closed.