Última Hora

COM O OBJECTIVO DE CHEGAR À 1ª. DIVISÃO NACIONAL

8 de Outubro de 2019 | Utilizador Independente
COM O OBJECTIVO DE CHEGAR À 1ª. DIVISÃO NACIONAL
Geral

Basket Clube de Coura cria equipa de senoires

Com mais de um quarto de século de existência o Basket Clube de Coura (BCC) entra numa nova fase ao criar, pela primeira vez na sua história, uma equipa de seniores masculinos que irá competir no Campeonato Nacional de Basquetebol da 2ª Divisão. O primeiro jogo, a contar para a Taça de Portugal, realiza-se no dia 9 de Outubro, às 21h45, no Pavilhão Municipal de Paredes de Coura contra o CB Viana/NORTALUGA.

Para o presidente e jogador, João Silva, este é o momento em que se reuniram as condições para uma equipa de seniores. Desde logo, pelo número substancial de jogadores que passaram pela formação do BCC e que, actualmente, regressaram a Paredes de Coura, mas também pela integração de alguns jogadores dos concelhos vizinhos de Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez. De destacar Edgar Ribeiro (Paredes de Coura) e João Mesquita (Arcos de Valdevez) que representaram as selecções nacionais sub-16 e sub-18 nos Campeonatos Europeus da modalidade. Por outro lado, pretende-se desta forma incentivar e fortalecer a formação, principal foco do clube, e “mostrar aos jovens atletas que no futuro poderão ser eles a representar o clube da terra”.

Foi a pensar na Formação e nas dificuldades em encontrar treinadores disponíveis para integrarem o clube que o BCC recorreu a uma plataforma de voluntariado desportivo que possibilita o acesso a treinadores de países onde o trabalho no basquetebol é desenvolvido de uma forma mais consistente e se encontra num estágio mais avançado do que em Portugal.

Através dessa plataforma chegaram a Maciej Dudzik, treinador na 1ª divisão da Polónia. O desejo por uma experiência fora do seu país trouxe o jovem treinador a Paredes de Coura, apesar de existirem propostas de outros pontos do Globo. O facto de este ser um projecto em construção terá pesado na decisão que, segundo o próprio, graças à sua experiência prévia poderá dar um contributo de enorme relevância na construção do clube e de uma equipa sólida.

Além do treinador da equipa sénior, esta solução possibilitou a vinda da treinadora Lela Gherman, representante, em vários escalões, da selecção feminina de basquetebol da Roménia e do catalão Arnau Quero, recém-licenciado em Desporto, na especialidade de basquetebol. Este último, vem de Barcelona para acumular a função de treinador dos escalões de formação do BCC com a de jogador da equipa sénior masculina.

Na opinião do presidente, esta solução colmata a falta de treinadores do clube e simultaneamente oferece uma formação distinta da existente nos restantes clubes do distrito, uma vez que são treinadores provenientes de um ambiente basquetebolístico mais forte, com novas metodologias de treino e que, com certeza, proporcionam uma excelente oportunidade de partilha de experiências.

Maciej Dudzik considera-se um treinador exigente e acredita que o trabalho árduo irá aumentar a qualidade da equipa e a sua competitividade com vista atingir um dos objectivos do clube: a subida de divisão.

A equipa é maioritariamente constituída por jogadores formados em Coura e, para a direcção, não restam dúvidas que a contratação do treinador Dudzik, de Arnau e de Walter Lima (jogador da Selecção Nacional de Basquetebol de São Tomé e Príncipe) trará a qualidade necessária para chegar 1º divisão do basquetebol nacional.

 

Comments are closed.