Última Hora

CONCELHO REPRESENTADO EM FEIRA DE ARTESANATO EM FRANÇA: PAREDES DE COURA – A ALEGRIA PORTUGUESA DE CENON

6 de Junho de 2017 | Vaz de Sousa
CONCELHO REPRESENTADO EM FEIRA DE ARTESANATO EM FRANÇA: PAREDES DE COURA – A ALEGRIA PORTUGUESA DE CENON
Geral

 

Este foi mais um ano em que os emigrantes courenses receberam de braços abertos a comitiva da Câmara Municipal de Paredes de Coura e da Associação Landra que se deslocou à vila gémea de Cenon para participar na 7.ª edição do Mercado Português de Artesanato, Arte e Gastronomia promovido pela Associação Alegria Portuguesa da Gironde.

Este ano, de modo a evitar o mau tempo de edições anteriores, o certame decorreu nos dias 19 a 21 de Maio e contou com a participação de empresários courenses que responderam positivamente ao convite formulado a todos pelo município por correio postal.

O stande de Paredes de Coura que, segundo informações dos presentes, registou forte afluência, destacou-se, ao longo dos três dias, pela animação e, sobretudo, pelos produtos da terra que disponibilizou e que permitiram encurtar a distância entre Paredes de Coura e Bordéus.

Nesta edição mereceu destaque a colaboração da Associação Landra que apoiou a gestão do stande de Paredes de Coura e em que se destacou a marca “CouraMe”, augurando-se que do desenvolvimento dela possam surgir mais novidades em breve, com de resto já foi tornado público. Além daqueles cujos produtos são vendidos na loja rural e estavam disponíveis no certame, estiveram também presentes outros empresários courenses que viram na iniciativa uma oportunidade de negócio.

Contactado pelo NC, José Manuel Castro Cunha da “Queiras Carpintaria”, integrada no Grupo Queiras, afirmou que “correu bem. Correu tão bem que até o dia 10 deste mês teremos instaladas quatro cozinhas completas na zona de Bordéus. Temos negociadas outras oito, tudo em resultado desta feira. É cansativo, implica fazer investimento, mas traz bons resultados. É pena que não haja mais empresários a participar”.

Para abrilhantar a presença courense, a comitiva contou com o Grupo Kalhambeke que aqueceu a noite de sexta-feira e acompanhou a já tradicional rusga dos “malandros courenses” que, tal como nos anos anteriores, se destacou pela animação e encerrou o desfile de rusgas decorrido no sábado à tarde. A participação no evento é também uma oportunidade para contactar com a comunidade courense da diáspora francesa, muito além de Cenon, uma vez que foram várias as ocasiões em que os presidentes de Câmara, entre eles Vitor Paulo Pereira, puderam falar para o auditório da rádio O2, rádio mais ouvida pela comunidade emigrante portuguesa.

À margem do evento, a visita a Cenon serviu também para fortalecer o relacionamento entre os executivos de Vitor Paulo Pereira e Alain David, tendo ambos, durante a tarde de domingo, encetado uma alongada visita pelos standes da feira, em que também participaram Jean François Egron e Tiago Cunha, os vice-presidentes de ambos os municípios. Facto é que, ano após ano, a geminação e este relacionamento tem vindo a ser aprofundados, quer do ponto de vista económico, quer do ponto de vista da educação e cultura, como havia afirmado Vitor Paulo Pereira que era estratégia do município.

A encerrar a viagem, Vitor Paulo Pereira confidenciou ao NC que “regressamos sempre cansados mas felizes. Os nossos amigos emigrantes ensinam-nos a amar cada vez mais a nossa terra e é isso o que de melhor podemos retirar deste contacto”.

Uma nota de destaque para o abnegado trabalho da vereadora da Câmara de Cenon, Fernanda Alves, e de José Rodrigues, presidente da Associação Alegria Portuguesa da Gironde, que tem conseguido com enorme sucesso manter o evento, apesar da pesada estrutura logística que já envolve.

Comments are closed.