Última Hora

Courense Tiago Brandão Rodrigues é o novo Ministro da Educação

24 de Novembro de 2015 | Maria João Cunha
Courense Tiago Brandão Rodrigues é o novo Ministro da Educação
Destaque

Tiago Brandão Rodrigues, o courense que trocou uma carreira na área da investigação médica em Cambridge pelo lugar de deputado na Assembleia da República, é agora o novo Ministro da Educação.

Tiago Brandão novo Ministro da Educação

Tiago Brandão novo Ministro da Educação

Depois da reviravolta política que o País sofreu nas últimas semanas, António Costa foi hoje indigitado Primeiro Ministro e, tal como já se falava nos círculos mais fechados do partido, confiou ao courense Tiago Brandão Rodrigues a pasta da educação (possibilidade que o NC avançou em primeira mão logo a seguir às eleições). O futuro ministro, o primeiro ministro courense da história, trocou uma carreira na investigação pelo lugar de deputado número um da Assembleia da República por Viana do Castelo, assumindo agora um dos cargos de maior relevo no cenário político nacional. Aos 38 anos é um dos mais jovens ministros alguma vez escolhidos no país.

Apesar de ter partido de Paredes de Coura aos 14 anos rumo a Braga e de o seu percurso académico e profissional o ter levado a Espanha, Estados Unidos e Inglaterra, Tiago é presença assídua por terras courenses e manteve estreitos os laços com a sua terra natal, onde vive a sua mãe, Maria José Brandão, professora aposentada, e grande parte dos seus amigos de infância. Isto mesmo contava na primeira pessoa ao NC, em setembro passado: “é, foi, e sempre será a minha casa, onde eu me sinto a respirar a essência das coisas que para mim são verdadeiramente importantes e onde eu me reconheço eu”.

Em relação ao que enquanto político de uma nova geração pretendia acrescentar, Tiago comentava: “Quanto ao que me move, sei que os valores e os princípios que sempre alimentaram e estimularam a minha forma de pensar têm servido de base para que eu possa entender que sociedade gostaria de ter no meu país. Acredito que Portugal possa ser um país mais solidário, mais transparente e com uma presente, sólida e constante justiça social”.

Comments are closed.