Última Hora

CRÉDITO AGRÍCOLA DE BRAÇO DADO COM O MUNICÍPIO: GALERIA NOROESTE-COURA ABRE PORTAS COM OLARIA DE BARCELOS

23 de Janeiro de 2018 | Gorete Rodrigues
CRÉDITO AGRÍCOLA DE BRAÇO DADO COM O MUNICÍPIO: GALERIA NOROESTE-COURA ABRE PORTAS COM OLARIA DE BARCELOS
Destaque

 

 

No passado dia 5 de Janeiro, no 1º andar do edifício da agência do Crédito Agrícola de Paredes de Coura, inaugurou-se um novo espaço cultural, a Galeria Noroeste-Coura com a abertura de uma exposição do Museu da Olaria de Barcelos “O Figurado nos Barristas de Barcelos” (conforme foto de capa, de José Pedro Santa Bárbara).

Por este novo espaço, que resulta de uma parceria entre o Crédito Agrícola, a Câmara Municipal e a FCAN (Fundação Caixa Agrícola do Noroeste), passarão várias exposições, como será o caso de uma mostra de rádios antigos da colecção do valenciano Savá, a partir do dia 13 de Fevereiro.

A abertura deste espaço foi enriquecida com a actuação do Coura Voce, um coro feminino dirigido pelo seu maestro titular Vítor Lima, do Conservatório Regional do Alto Minho/ Academia de Música de Viana do Castelo, com participação do pianista Diogo Zão.

Seguiram-se as intervenções de José Luís Carvalhido da Ponte (presidente do Conselho de Administração da FCAN), que realçou a vertente de apoio às instituições de solidariedade social, “algo sempre presente nas iniciativas da Fundação”.

Por seu turno, o presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, sublinhou que “o Crédito Agrícola é um banco que sabe ter imagem no território, que sabe caminhar, e que aposta na cultura, estando sempre perto do povo; tudo isto o torna num banco especial”. A propósito do espaço naquele momento inaugurado, o autarca caracterizou-o como “um espaço aberto”, na medida em que a Galeria Noroeste-Coura é uma parceria do banco com a Câmara Municipal.

Para finalizar, tendo a seu lado Fernando Viana, gerente da agência de Paredes de Coura, José Correia da Silva (presidente do Conselho de Administração do Crédito Agrícola) enalteceu o evento e lembrou que o Crédito Agrícola é “uma instituição financeira que pensa nas pessoas; é uma cooperativa formada por pessoas e para pessoas”.

 

“O figurado nos barristas de Barcelos”: primeira exposição do novo espaço

“O Crédito Agrícola nasceu no meio rural, razão por que está na sua natureza a proximidade com o povo”, realçou Vítor Paulo Pereira

Coura Voce abrilhantou inauguração da Galeria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments are closed.