Última Hora

DUPLA DE PROMISSORES ATLETAS COURENSES

13 de Julho de 2021 | Manuel Tinoco
DUPLA DE PROMISSORES ATLETAS COURENSES
Destaque

ATLETISMO DE PAREDES DE COURA MUDOU-SE PARA ARCOS DE VALDEVEZ

A Sara Cunha regressou ao atletismo! Grande notícia para os amantes da modalidade e apreciadores das suas invulgares potencialidades como atleta de meio-fundo.

Aos 18 anos de idade, a courense de Santa parece não se ter ressentido dos três anos de paragem. “De um momento para o outro desmotivei-me, éramos poucos a treinar, tinha 15 anos, corria desde os 11, pode dizer-se que atravessei uma crise de saturação”. Todavia, passados esses tempos, cá está de novo a Sara a bater recordes pessoais, a conquistar medalhas, até a conseguir o apuramento para a Final dos Campeonatos Nacionais de Juniores em Pista nos 3000 metros, alcançando um surpreendente 10º lugar, grande feito para quem vem de uma paragem de três anos, tem ainda idade de primeiro ano de júnior e bate o sua melhor marca em 24 segundos: fez 10 minutos quarenta e três segundos e 20 centésimos! “Foi bom, senti-me bem e fiquei com a sensação de que posso fazer muito melhor”.

“Porque decidi regressar ao atletismo? Com isto do confinamento, a vida estava muito parada, achei que precisava de me mexer. A pandemia fez com que chegassem as saudades da competições, da adrenalina da competição, aí falei com o Tiago Nogueira e inscrevi-me no clube dos Arcos, há poucos meses”, rememora.

Actualmente a representar o Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez, tal como os veteranos José Correia e Joaquim Sá, e ainda os jovens Tiago Nogueira e Anabela Sousa (reportagem na página de Parada), Sara confessa que o clube lhe dá todas as condições, vai treinar uma vez por semana à pista dos Arcos e treina nas estradas de Coura os outros seis dias da semana seguindo o plano indicado pelo seu técnico. “Ainda assim, não ponho de parte a hipótese de representar um clube de maiores aspirações nacionais, até porque acabei agora o 12º ano e posso ir estudar para fora e conciliar com o atletismo noutra região do país”, explica a jovem ao mesmo tempo que lamenta a interrupção do atletismo em Paredes de Coura desde que o Clube Natação e Cultura suspendeu a modalidade.

Correndo habitualmente os 1500 metros, não esconde que gostaria, mais tarde ou mais cedo de dedicar-se aos 5000 metros. “Sinto-me melhor nas distâncias maiores”, confessa a jovem courense.

Não ficaria completa esta reportagem caso não falássemos ainda de outro jovem muito promissor que também compete no Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez: Tiago Nogueira.

Também este jovem tinha a sua carreira de atleta interrompida desde 2017, altura em que o atletismo acabou em Paredes de Coura. Por esse facto, começou nesse ano a jogar futebol no Sporting Clube Courense, no escalão de iniciados. Até que, este ano, voltaria ao atletismo, às provas de 800 e 1500  metros em pista e ainda ao Quilómetro Jovem, nas quais tem vindo a conquistar várias medalhas.

Estamos assim na presença de um juvenil com grande margem de progressão, assim mantenha a sua dedicação ao atletismo este jovem natural de vila de Paredes de Coura.

Comments are closed.