Última Hora

ELEIÇÕES PARA A CÂMARA À DISTÂNCIA DE UM ANO

20 de Outubro de 2020 | José Luis Freitas
ELEIÇÕES PARA A CÂMARA À DISTÂNCIA DE UM ANO
Destaque

PADRE RICARDO BARBOSA PODERÁ AVANÇAR PELO PSD

Ricardo Miguel Araújo Barbosa é, ao dia de hoje, o candidato do PSD à presidência da Câmara Municipal de Paredes de Coura. O Notícias de Coura está em condições de assegurar ser o padre Ricardo, jovem sacerdote courense, o nome escolhido pelos social-democratas para encabeçar a lista a apresentar às eleições autárquicas de 2021. Fontes deste partido garantiram-nos já ter sido formalizado e oficializado o convite, tendo este merecido a total aceitação do convidado, aliás, segundo essas mesmas fontes esta candidatura só não terá sido ainda anunciada, devido a compromissos profissionais anteriormente assumidos pelo padre Ricardo, na sua função de capelão (alferes) do regimento de Comandos, que ditam a necessidade da sua presença, por alturas do Natal e Ano Novo, junto dos militares desta unidade destacados em missão de paz, desde o passado dia 9, na República Centro-Africana.

Para sustentar ainda mais esta notícia, chega-nos de Lisboa, de alguém muito próximo do Partido Social Democrata, o testemunho da existência, no início deste mês de Outubro, de um encontro à mesa de um conhecido restaurante, entre o padre Ricardo e Eduardo Teixeira, conhecido deputado e ex-líder da distrital laranja de Viana, escusado será dizer-se que, por entre duas garfadas, as autárquicas terão sido mesmo o prato principal.

Para levar a água ao nosso moinho, nada como continuar o caminho nas fontes da terra, junto das gentes do lugar da naturalidade do padre Ricardo, que nos confessam já terem “ouvido uns zuns-zuns acerca do assunto”, acrescentando que “algumas conversas que vamos ouvindo, ditas em segredinho e por meias palavras, começam agora a fazer sentido”, quisemos saber de quem ouviram essas palavras, “dos mais chegados ao padre Ricardo”, disseram, pedindo-nos anonimato.

Mas quem é o padre Ricardo Barbosa? Nascido na freguesia de Parada, no dia 23 de Outubro de 1990 (completa 30 anos no dia 24 de Outubro), foi ordenado a 9 de Novembro de 2014, seis anos de sacerdócio pautados por alguma inquietude e irreverência, bem patentes nas mudanças frequentes de paróquias e/ou funções.

No início do seu percurso sacerdotal assumiu cinco paróquias de Ponte de Lima (Arcozelo, Bertiandos, Santa Comba, Sá e Refoios do Lima), passando depois a capelão do Regimento de Cavalaria n.º 6, em Braga, vindo a acumular depois, durante cerca de ano e meio, funções naquele regimento com o de vigário da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no alto da Santa Luzia, em Viana do Castelo.

Em 2019, foi convidado a acompanhar o primeiro batalhão de infantaria paraquedista na República Centro-Africana durante cinco semanas, por altura do Natal, essa experiência em África valeu-lhe o convite para ingressar como capelão na tropa de elite dos Comandos, função que desempenha actualmente.

Ao padre Ricardo não é  conhecido qualquer posicionamento ou intervenção política de relevo, no entanto, nos últimos tempos, foi deixando aqui e ali salpicos de alguma preocupação social, por exemplo, quando num outro órgão de informação define a sua presença em África  como sendo “uma oportunidade para desenvolver as capacidades como homem e como padre nesta que é uma igreja que se pretende ser mais plural e presente nos diferentes ambientes, sobretudo naqueles onde a fragilidade e os obstáculos são enfrentados de uma forma muito audaz”.

Depois da missão em África, o padre Ricardo poderá achar está na hora de regressar a Paredes de Coura. em Outubro de 2021 logo se verá.

 

 

Comments are closed.