Última Hora

FEIRA DE NANTERRE RECEBEU EMBAIXADA DO CONCELHO: PAREDES DE COURA EXPORTOU PRODUTOS LOCAIS E MUITO AFECTO

10 de Abril de 2018 | Vaz de Sousa
FEIRA DE NANTERRE RECEBEU EMBAIXADA DO CONCELHO: PAREDES DE COURA EXPORTOU PRODUTOS LOCAIS E MUITO AFECTO
Destaque

 

O Município de Paredes de Coura esteve presente, pela segunda vez, na XV edição da Feira de Produtos Portugueses da ARCOP (Associação Recreativa e Cultural dos Originários Portugueses de Nanterre) que decorreu de 23 a 25 de Março em Nanterre, município francês da periferia de Paris.

Mais uma vez, foi grande o apelo à participação do Município expresso pela comunidade courense imigrada e residente em Paris, destacando-se como principais motivadores, entre muitos, os courenses Carlos Ferreira e António Rodrigues, conhecido empresário e dono da empresa LuxoBennes – que, juntamente com o seu irmão Manuel Rodrigues, apoiaram incondicionalmente a delegação do Município.

O evento internacional decorreu no espaço de exposições Chevreul, e contou com o esforço de cerca de cem voluntários – muitos deles courenses – que trabalharam incansavelmente para dar resposta às necessidades das duas dezenas de expositores, na sua grande maioria municípios, e dos largos milhares de visitantes que, durante todo o fim-de-semana, acorreram ao local.

A representação municipal foi garantida pela Associação Landra, como em circunstâncias anteriores, instrumento criado pelo Município para a promoção da actividade económica com recurso a fundos comunitários, que disponibilizou no stande os produtos dos artesãos e produtores locais que podem sem encontrados à venda na Loja Rural do Município e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Vitor Paulo Pereira, e dos vereadores Tiago Cunha e Maria José Moreira, que contactaram com a comunidade imigrante.

Na sessão de abertura do evento participaram, além do presidente da Câmara de Nanterre, do presidente da ARCOP, Manuel Brito, e do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, o cônsul de Portugal em Paris, e vários deputados nacionais.

Em jeito de balanco da participação referiu Vitor Paulo Pereira que “a presença junto das comunidades imigrantes é para nós fundamental, em primeiro lugar porque o amor e dedicação deles pelo nosso país e pela nossa terra é um exemplo e, em segundo, porque o gosto pelos produtos da terra ajuda a economia e os nossos produtores locais”. No entanto, nas palavras do presidente da Câmara, “estas deslocações dão corpo ao que chamamos de diplomacia dos afectos e, ao contrário do que as pessoas podem pensar, não são essencialmente motivadas pelo interesse económico, mas antes com o objectivo de manter as pessoas próximas e com elos de ligação a Paredes de Coura”.

A julgar pelos registos fotográficos e pelas opiniões partilhadas, aguarda-se uma reedição da participação do Município na XVI edição da Feira de Produtos Portugueses da ARCOP, em 2019!

 

Vítor Paulo Pereira privilegiou contacto com os courenses da diáspora

Presidente da Câmara de Paredes de Coura entre os autarcas de Monção e Ponte da Barca, em França

Comments are closed.