Última Hora

FURTO DE GRANITO E DO BRASÃO EM SANTA RITA

8 de Outubro de 2019 | José Luis Freitas
FURTO DE GRANITO E DO BRASÃO EM SANTA RITA
Geral

No topo do monte de Santa Rita, construiu em boa hora a Junta de Freguesia um parque de merendas, as vistas são privilegiadas e encantam o olhar. A capela, aquele velho sobreiro e toda a paisagem envolvente proporcionam um parque de merendas convidativo para um dia bem passado em família.

Ora bem, um destes dias, ao deslocar-se ao local para proceder a trabalhos de limpeza do recinto, o funcionário da nossa Junta de Freguesia constatou a falta de uma parte do capeamento em granito, mais concretamente cinco pedras com um metro de comprimento cada, pertencentes ao muro que delimita o parque de merendas do lado da freguesia da Cabração.

Comunicado o facto ao presidente da Junta, deslocou-se no imediato este ao local tendo, após pormenorizada observação a todo o recinto, confirmado o desaparecimento das referidas pedras, confirmando assim tratar-se de um furto e não apenas de um acto de vandalismo.

A acrescentar ao desaparecimento destas pedras, foi possível verificar ainda o desaparecimento do brasão da freguesia, brasão este que adornava uma placa datada identificativa, não podendo afirmar ser este desaparecimento parte do mesmo ou de um outro furto.

Em conversa com António Alves, presidente da Junta de Romarigães, notei um misto de desânimo e receio da parte dele, bem patente nesta frase: “Passa a vontade de fazer coisas lá em cima, aquilo está tão lindo, as árvores bem vivas e a crescer e qualquer dia até as mesas vão”, acrescentando num lamento: “é que nem temos lá luz (electricidade) para instalar um qualquer sistema de vigilância”. No entanto, mais esperançado, disse ainda que “temos a promessa da Câmara que o caminho vai ser melhorado brevemente, talvez a luz depois também se consiga”, concluiu não demasiado convencido.

Todos sabemos que esta beneficiação estrutural, a nível viário e de electrificação, tão reivindicada pelas nossas gentes, não resolverá por si só as questões do vandalismo e furtos infelizmente tão frequentes em Santa Rita, mas, será, sem sombra de dúvida, uma enorme mais-valia,  até porque é factor indispensável  à instalação de qualquer ferramenta de protecção e vigilância neste local.

Moro e trabalho num local em pleno caminho de Santa Rita, isso permite-me dizer sem qualquer tipo de receio, serem alguns milhares de pessoas, vindas um pouco de todo o lado, os que fazem o caminho até ao alto do monte. Gente com motivações diversas, uns movidos pela fé religiosa (é sabido ser Santa Rita de Cássia a santa de maior devoção da igreja católica), outros pela paz e o encanto do local, outros ainda pelas suas vistas a… perder de vistas.

Sem dúvida que Santa Rita mereceria ser notícia, mas por outros e bons motivos.

Comments are closed.