Última Hora

GADO À SOLTA: SEGURANÇA EXIGE-SE: CÂMARA VAI COMEÇAR CAPTURA DE BOVINOS E EQUINOS

8 de Maio de 2018 | Manuel Tinoco
GADO À SOLTA: SEGURANÇA EXIGE-SE: CÂMARA VAI COMEÇAR CAPTURA DE BOVINOS E EQUINOS
Geral

Os animais à solta vem sendo, desde há já alguns anos, um problema recorrente para a população de Paredes de Coura. A extensa área florestal do concelho, perpassada por Estradas Nacionais e Municipais, potencia acidentes causados por estes animais que vagueiam, muitos deles por nunca terem sido aprisionados, com um comportamento quase selvagem.

Além dos riscos de acidentes, tem sido também recorrentes os danos em culturas agrícolas e vedações dos terrenos, uma vez que os animais, sempre que o alimento escasseia nas zonas mais altas dos montes, descem até junto das povoações.

A questão levanta-se sobretudo quanto aos cavalos mas também quando aos bovinos, muito deles sem brinco de identificação (obrigatório) visível.

Face às situações de danos e perigo público denunciadas, a Câmara Municipal tomou uma posição de força e determinou a captura/recolha de cavalos e vacas que sejam encontrados na via publica ou noutros lugares públicos, fora do controlo e da guarda dos donos ou detentores. Esta decisão do Município foi pública através de edital que, desde meados de abril, tem circulado por todas as juntas de freguesia e lugares públicos.

De acordo com esta postura, as primeiras ações decorrerão em toda a área do concelho de Paredes de Coura mas com particular incidência nas freguesias de Formariz e Ferreira, Cossourado e Linhares, Insalde e Porreiras e Agualonga e Romarigães.

Após a captura, determina a lei que os animais que não tenham qualquer tipo de identificação (brinco ou chip eletrónico) fiquem retidos por um período de oito dias durante o qual poderão ser reclamados pelos seus proprietários (sempre com o pagamento da competente multa). Caso não sejam reclamados dentro desse prazo, os animais terão de ser cedidos pela Câmara Municipal a quem os queira adotar e proceda ao seu saneamento e legalização.

O Noticias de Coura sabe que as ações de captura serão executadas nas próximas semanas, em articulação com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária, os serviços do SEPNA-GNR e o Veterinário Municipal. No entanto, trata-se do resultado de um trabalho que vem sendo feito pelo executivo de Vitor Paulo Pereira no decorrer dos últimos anos e que, ao que tudo indica, dará agora frutos – para bem da segurança da população. A ver vamos.

Comments are closed.