Última Hora

GNR devolveu dinheiro encontrado no Taboão

18 de Outubro de 2016 | Gorete Rodrigues
GNR devolveu dinheiro encontrado no Taboão
Geral

O dinheiro encontrado numa mochila abandonada na praia fluvial do Taboão, no rescaldo da edição deste ano Festival de Paredes de Coura, já foi entregue ao legítimo proprietário. Trata-se de um cidadão galego e o dinheiro seria resultado da exploração de uma roulotte de venda de produtos alimentares que esteve a funcionar durante os dias do festival.

A mochila, tal como o Notícias de Coura avançou em primeira mão, foi encontrada por militares em serviço no Posto Territorial de Paredes de Coura que, numa ronda efectuada na zona da praia fluvial, na madrugada de dia 22 de Agosto, um dia após o encerramento do Vodafone Paredes de Coura, depararam-se com aquele objecto abandonado. No seu interior, 25 mil euros em dinheiro e alguns documentos que viriam, mais tarde, a ser bastante úteis na identificação do dono da mochila… e do dinheiro.

As primeiras suspeitas apontavam para dinheiro eventualmente ligado a actividades ilícitas, até porque dias antes o Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Arcos de Valdevez tinha feito uma apreensão de droga e identificado dois suspeitos acusados de tráfico. Mas as suspeitas seriam depois esclarecidas, graças aos documentos no interior da mochila, que indicavam que esta estaria relacionada com uma empresa espanhola ligada à actividade de restauração.

O Núcleo de Investigação Criminal de Arcos de Valdevez encetou, então, diligências, no sentido de apurar a identidade do proprietário da mochila, contactando, nomeadamente, a Guardia Civil espanhola. Aliás, o próprio dono da mochila já tinha apresentado uma participação na Guardia Civil pelo desaparecimento do dinheiro, o que veio facilitar o processo.

No final de Setembro a GNR tinha já identificado o proprietário da mochila e do dinheiro, um cidadão espanhol, residente na Galiza, que tinha estado a explorar um estabelecimento de restauração ligado à carne argentina, que esteve a funcionar em Paredes de Coura durante o período do Festival. Por dificuldades de agenda, contudo, o dinheiro só lhe viria a ser entregue no passado dia 6 de Outubro.

De referir que, de acordo com a legislação em vigor, qualquer movimentação de divisas entre países da União Europeia de montante superior a 10 mil euros deve ser comunicada às autoridades competentes. Situação que a GNR diz ter devidamente acautelada.

3º dia _ VODAFONE PAREDES DE COURA 2015 - 19-22 Agosto _ © Hugo Lima | www.facebook.com/hugolimaphotography | www.hugolima.com

dinheiro-medium

Comments are closed.