Última Hora

LUSO-DESCENDENTE ALYSSA BRILHA NO CROSSFIT

11 de Outubro de 2022 | Albano Sousa
LUSO-DESCENDENTE ALYSSA BRILHA NO CROSSFIT
Destaque

Para lá de narrar o que de importante acontece no quotidiano da freguesia, um jornal local procura também promover e divulgar figuras e factos relevantes à terra que representa. Dentro desses parâmetros, estamos sempre cá para trazer à estampa tudo o que é nosso. Defender e divulgar a nossa terra e as nossas gentes, é também o nosso lema.

Nessas premissas vamos, nesta edição, dar a conhecer uma jovem luso-descendente que, por terras de França, brilha na área desportiva, em concreto através de Crossfit.

Alyssa Antón Domingues, 28 anos de idade, é filha de Maria de Fátima Domingues e de Natalio Antón, tendo como avós maternos a Lucinda da Cunha e Sousa e Maurício da Cunha Domingues, emigrantes em França, mas oriundos de Castanheira, onde possuem habitação no Lugar do Cuco.

A Alyssa teve, desde os bancos da escola, uma forte tendência para a prática desportiva. Vai daí a incursão pelo Crossfit, uma modalidade desportiva que tem como objectivo promover a melhoria da capacidade cardiorrespiratória, condicionamento físico e resistência muscular, por meio da combinação de exercícios funcionais, que são aqueles cujos movimentos são realizados no dia-a-dia, e aeróbicos, que são realizados em alta intensidade, trazendo diversos benefícios para a saúde.

O Crossfit inclui várias disciplinas, como a ginástica aeróbica, halterofilia, corrida, natação, cárdio-resistência, entre outras.

Como os movimentos são variados e realizados em alta intensidade, a prática de Crossfit promove a melhoria do condicionamento físico, ganho de massa muscular e garante mais força, resistência e definição muscular, além de também promover a saúde do corpo e da mente, já que há constante produção e liberação de hormônios relacionados à sensação de bem-estar.

Na disciplina de halterofilia, a jovem praticante já alcançou o levantamento de 140kg de pesos, sendo, para já, este o recorde pessoal.

Exercendo a actividade profissional de controladora administrativa na empresa Legrand de Limoges, a Alyssa treina diariamente, durante 2 horas. Representa, actualmente, o clube de Crossfit de Limoges, a cidade onde mora.

É importante que o Crossfit seja realizado sob orientação de profissionais/treinadores devidamente qualificados, pois assim é possível que sejam percebidas as limitações do praticante, de modo a evitar movimentações erradas e que possam resultar em lesões. Além disso, como se trata de um exame de alta intensidade, é importante que seja realizada uma avaliação médica antes de iniciar a prática para que seja avaliado o estado geral de saúde da pessoa e, assim, possa ser verificado se a pessoa está apta ou não para praticar o Crossfit.

Contando no currículo com imensas provas por terras gaulesas e muitos títulos conquistados, a atleta, ainda recentemente, no passado dia 18 de Setembro, ganhou a competição realizada em Clermont-Ferrand.

De acordo com as palavras da mãe, a Alyssa vive e respira desporto a todo a hora, sempre com um firme propósito de crescer e evoluir enquanto atleta de competição.

Foi deveras gratificante o conhecimento dos feitos desta luso-descendente, ficando a promessa que, a partir desta data, vamos acompanhar mais de perto o percurso desportivo desta jovem com raízes fortes nesta freguesia e com laços familiares cá do escriba.

Como sempre, continuaremos atentos a tudo o que valorize e engrandeça a nossa terra e as nossa gentes.

 

 

Comments are closed.