Última Hora

NETO DE JAIME DANTAS, SAUDOSO COURENSE DA COMUNIDADE DA GRANDE LISBOA

17 de Novembro de 2020 | José Luis Freitas
NETO DE JAIME DANTAS, SAUDOSO COURENSE DA COMUNIDADE DA GRANDE LISBOA
Destaque

JOÃO DANTAS, PROMISSOR MÉDIO  DO BELENENSES

O jovem João Dantas é um promissor médio da equipa Sub15 do Clube de Futebol Os Belenenses, histórica agremiação desportiva da capital com pergaminho e provas dadas no futebol de formação e que, apesar das conhecidas divergências e divisões internas que afectam o clube, no que ao futebol jovem diz respeito, continua a ser candidato aos lugares cimeiros das várias competições em que participa.

O João nasceu quase com a bola nos pés, com meia dúzia de anos já desafiava os mais velhos para uns joguinhos. O futebol foi sempre “uma grande paixão” de João Dantas, jovem com raízes courenses que tem dado nas vistas ao serviço dos azuis do Restelo.

Mas recuemos uns anos. João Filipe Brito Sousa Dantas nasceu a 30 de Janeiro de 2006, é filho de Luís Filipe Dantas e Maria Lúcia Brito, o seu avô paterno, o infelizmente já desaparecido rubianense Jaime Dantas foi (é) uma das personalidades mais marcantes da comunidade courense na capital, empresário de elevado mérito e sucesso, o seu incentivo e apoio terá sido decisivo para o sucesso comercial e de vida de muitos seus conterrâneos.

O João,  à imagem dos seus, transporta Coura no coração, não será para menos, as férias passou-as ano após ano em Rubiães, uma mão a segurar a do avô, a outra uma bola de futebol, foi essa paixão pelo futebol que o levou às Escolinhas do Sporting em Carcavelos, onde cumpriu cinco épocas, de 2011 a 2016, na época seguinte vestiu as cores do Oeiras, rumando depois ao Belenenses, clube onde já se encontra desde 2017.

A ida para o Restelo, para as camadas jovens do Belenenses, foi “uma escolha no momento” em que o João sentiu “que estava na altura de sair” e abraçar um projecto mais ambicioso, é  um orgulhoso pai Filipe quem o diz, ele que, sempre que possível,  faz questão de estar presente em cada jogo, em cada

treino, transmitindo ao seu filho todo o apoio possível.

João Dantas é um médio centro destro com boa visão de jogo, elevada qualidade de passe e notória capacidade de liderança, característica que o leva a envergar frequentemente a braçadeira de capitão das equipas onde joga.

Sportinguista dos quatro costados, clube aliás de que é sócio, o João tem como grande ídolo o “incomparável” Cristiano Ronaldo. Bruno Fernandes e Miralem Pjanić (Barcelona) são as suas referências na posição em que joga e tem como grande sonho jogar num clube da Primeira Divisão e se este fosse o Sporting, por razões óbvias, isso seria mesmo a cereja no topo do sonho

Neste ano de todos os males, à imagem do ocorrido com todos os desportistas jovens, o João viu a sua  competição ser travada pela pandemia, a época  parece mesmo ter acabado antes de começar e, como escrevi na edição anterior: é insubstituível o que as crianças e jovens estão a perder, relativamente à prática desportiva sistemática resultante dos estímulos de treinos e jogos, os prejuízos são incalculáveis ao nível desportivo e social.

Nós por cá, Notícias de Coura, tentaremos continuar atentos e, sempre que possível, “desconfinar” as carreiras de João Dantas e de todos os “Joões” de Coura, trazendo-as a público, na esperança de com isto estarmos a criar “surtos de contágio” e vagas de fundo entre os nossos jovens que os levem a uma desejável e saudável prática desportiva.

Comments are closed.