Última Hora

PAREDES DE COURA CELEBROU 40 ANOS DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE

4 de Dezembro de 2019 | sr

Conforme noticiámos, o 40º. Aniversário do Serviço Nacional de Saúde foi celebrado em Paredes de Coura em torno de um programa científico que trouxe ao nosso concelho académicos e profissionais do mundo da História, da Medicina e da Enfermagem, nos dias 28 e 29 de Novembro.

Coube a Jorge Alves, courense nascido em Formariz e Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto a abertura dos trabalhos com uma conferência motivadora e muito participada, acerca da História Contemporânea da Saúde e das várias fontes que devem ser usadas na escrita dessa história.

Sobre a saúde pública em Paredes de Coura durante a 1ª. República e o Estado Novo (1910 – 1974) e com base no acervo documental existente no Arquivo Municipal, foram versados diversos temas:

Maria José Fontelo Carranca, advogada, versou o tema das professoras e regentes escolares e o seu papel na linha da frente da promoção da saúde escolar.

Carlos Subtil, presidente da Sociedade Portuguesa de História da Enfermagem, desenhou os principais aspectos da actividade da Subdelegação de Saúde na luta contra a lepra.

Pedro Costa e Nicole Viana, enfermeiros da Unidade de Saúde Pública do Alto Minho, apresentaram, o primeiro, as funções e (pre)ocupações do Município na área da saúde pública e, a segunda, aspectos da luta empreendida no concelho contra a varíola.

Paulo Santos, médico e professor na Faculdade de Medicina do Porto, apresentou dados irrefutáveis acerca do valor das vacinas para a protecção da saúde das populações.

A luta contra a tuberculose foi o motivo para duas intervenções. Uma, no âmbito da História Social, do investigador Ismael Viera e outra do Professor Paulo Bento que se referiu às três vidas do antigo Sanatório da Gelfa, que se transformou em Hospital Psiquiátrico e, mais recentemente, numa Unidade de Cuidados Continuados.

O momento alto desta jornada foi, sem dúvida, a conferência proferida pelo Professor Catedrático da Escola Nacional de Saúde Pública e ex-Director Geral da Saúde, Constantino Sakerallides, que proferiu uma lição de sapiência sobre novas questões e abordagens para dar sentido ao SNS, centradas no bem-estar, na inteligência colaborativa e na literacia em saúde.

As comemorações foram emolduradas pela inauguração da exposição “A arte de curar e conservar a saúde em Paredes de Coura”, organizada por Fátima Cabodeira, diretora do Arquivo Municipal.

Comments are closed.