Última Hora

“PAREDES DE COURA – ESTUDOS HISTÓRICOS”, NOVO LIVRO DE PACHECO

10 de Setembro de 2019 | Manuel Tinoco
“PAREDES DE COURA – ESTUDOS HISTÓRICOS”, NOVO LIVRO DE PACHECO
Geral

José Augusto Pacheco lançou mais um livro, nova obra que vem enriquecer sobremaneira a bibliografia do nosso concelho. “Paredes de Coura – Estudos Históricos”, uma edição da Câmara Municipal e produzida pela editora de Assírio Alvim, Nova Veja, foi apresentado no dia 10 de Agosto, no decorrer das comemorações do Dia do Concelho, em sessão que teve lugar no Salão Nobre da Câmara, com a presença das mais altas individualidades, salientando-se Vítor Paulo Pereira e Tiago Brandão Rodrigues, o ministro da Educação.

Em jeito de aperitivo, deixamos de seguida algumas breves passagens do prefácio que Vítor Paulo Pereira escreveu em mais este livro do professor catedrático e colunista do NC:

“Num mundo que avança à velocidade da luz, precisamos cada vez mais de reflectir e pensar o passado. Sem este trabalho de compreensão do tempo não vamos a lado nenhum. O futuro constrói-se sempre com muito passado. É uma verdade simples. Uma verdade de camponês feliz. (…) Procurar a identidade é também fazer perguntas. E aquele, nestes tempos, que mais perguntas tem feito é o Professor José Augusto Pacheco. O seu compromisso com a memória não mostra, decerto, que somos os maiores ou os melhores. Na verdade, não é esse o papel que é reservado à História nem é esse o desejo do autor. O seu compromisso com a memória mostra, simplesmente, que somos gente frágil, mas gente que não se resigna à geografia. Fomos e somos, antes de mais, gente insatisfeita e gente corajosa que acredita que o futuro se faz com o risco de quem ama. (…) Este é um livro muito especial porque aborda alguns temas e assuntos da nossa História que permaneciam adormecidos.”

Comments are closed.