Última Hora

Piolhos e Actores no Centro Cultural

15 de Setembro de 2015 | Manuel Paredes de Coura
Piolhos e Actores no Centro Cultural
Cultura

Espectáculo agendado para 25 de Setembro.

O Grupo de Teatro Capoeira vem ao Centro Cultural de Paredes de Coura no dia 25 de Setembro apresentar “Piolhos e Actores”, a partir das 22 horas.

Agostin Solano, farandoleiro de notável engenho , e Nicólas De Los Ríos, famoso representante, são dois actores medievais paupérrimos e de nomes pomposos, que caminham, perdidos no tempo, há 400 anos, e acabam por chegar ao aqui e agora de representação teatral.

Chegam ao teatro carregando um velho baú que contém todo o seu aparato teatral. Têm de apresentar ao público um espectáculo, mas as A equipa de Veteranos da secção de atletismo do Clube Natação e Cultura de Paredes de Coura correu da Vila até à Senhora da Peneda, no dia 29 de Agosto. Os quatro mais antigos atletas courenses , Quim Sá , José Correia, José Miguel Nogueira e Luís Sá, fizeram-se aos caminhos de Nossa Senhora da Peneda ainda pela madrugada (meia hora depois das cinco), saindo do centro da vila de Paredes de Coura em direcção ao Extremo. Aqui começaram as subidas das montanhas, com passagem pela Portela de Alvite, subida ao mítico Monte do Cavalinho Celado, passagem em frente à capela da Senhora da Guia, em Santo António de Vale de Podros, descida até à freguesia de Gavieira e, finalmente, a subida até ao santuário da Senhora da Peneda. Foram 55 quilómetros, com os nossos atletas a acabarem a tomar banho no riacho que passa junto dúvidas, temores e inquietações que os atormentam interrompem e atrasam constantemente a representação, ao falarem das suas questões e dos problemas concretos da sua arte mostram que, ainda hoje, as questões e lutas dos artistas e do público são os mesmos.

A peça constitui uma reflexão sobre o ofício do actor, sobre a condição do espectador e sobre a necessidade humana de perdurar, de deixar uma marca, tornando-se assim uma metáfora da precariedade da própria condição humana.

Este espectáculo é da autoria do espanhol José Sanchis Sinisterra e tem encenação de Tiago Rodrigues Ferreira.

Incluído na vasta programação cultural a que o concelho de Paredes de Coura nos habituou, “Piolhos e Actores” é momento absolutamente imperdível.

Comments are closed.