Última Hora

PREPARA-SE PARA COMPETIR NO CAMPEONATO NACIONAL DE KARTING

17 de Dezembro de 2019 | José Luis Freitas
PREPARA-SE PARA COMPETIR NO CAMPEONATO NACIONAL DE KARTING
Geral

JOVEM HENRIQUE CRUZ SONHA SER AYRTON SENNA

 Henrique Cruz, jovem com profundas raízes courenses a residir em Covas, no vizinho concelho de Vila Nova de Cerveira, é, aos 15 anos, uma promessa do desporto automóvel.

Filho do casal constituído por Cláudia Vilhena e Rui Cruz, ela de Covas, ele de São Martinho de Coura (filho do muito conhecido “Chico Serralheiro”), o Rodrigo herdou, bem pequenino, a paixão e o jeito do pai pelos carros, a ponto de hoje ser presença destacada nos kartódromos nacionais, melhorando os seus tempos a cada volta, a cada treino, acreditando-se ter ainda uma assinalável margem de progresso.

Normalmente reconhecido como a porta de entrada para outras formas de automobilismo, o karting moldou pilotos de enorme destaque como Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi ou Michael Shumacher, sendo por muitos considerada como a melhor escola de condução desportiva.

“Vocês nunca conseguirão saber como um piloto se sente quando vence uma prova. O capacete oculta sentimentos incompreensíveis”, disse um dia o saudoso Ayrton Senna, mas eu atrever-me-ia a afirmar que o capacete do Rodrigo oculta neste momento pensamentos e sentimentos algo contraditórios; por um lado as certezas e os sonhos; por o outro as dúvidas e os receios, é que uma época de competição automóvel tem custos elevadíssimos só suportáveis com a presença e apoio de patrocinadores.

Numa breve conversa com Rui Cruz (ele que é um pouco de tudo: pai, mecânico, treinador e director), ficámos a saber do elevado investimento feito por si na carreira do filho, só para que o leitor faça uma pequena ideia, refira-se que o kart (homologado pela FIA) e o equipamento do Henrique custaram à volta de sete mil euros e que um conjunto de pneus de competição pode chegar a custar duzentos euros, a que há a acrescentar, obviamente, inúmeros outros custos associados.

O mais recente objectivo do Henrique é participar no próximo campeonato nacional sénior de karting, competição com início previsto para Março e que se estende até Setembro, envolvendo cinco corridas.

O campeonato de karting, à imagem do que acontece com outras competições automóveis, envolve custos elevadíssimos, havendo equipas a apresentar orçamentos próximos da centena de milhar de euros, o que faz com que Rui Cruz se multiplique presentemente para conseguir os indispensáveis sete mil euros, valor mínimo necessário à participação do Henrique nesta competição.

Até lá, o sonho comanda… a prova.

 

Comments are closed.