Última Hora

Professora Alda, a primeira presidente de Junta eleita

17 de Novembro de 2015 | José Cunha
Professora Alda, a primeira presidente de Junta eleita
Geral

Na sequência do trabalho que o NC tem vindo a desenvolver de homenagem aos presidentes de Junta de Freguesia eleitos a partir de 1976, chegou a vez de Bico. Os primeiros presidentes de Junta do concelho de Paredes de Coura, quase 40 anos volvidos, têm merecido a nossa visita. Aconteceu em S.Martinho de Coura e Agualonga, acontece agora em Bico, freguesia onde falámos com Maria Alda Teixeira Pereira, presidente no feminino, algo raro nesse tempo, a primeira mulher presidente em Paredes de Coura após as eleições de 1976.

Esta bondosa senhora de fino trato, professora do ensino básico, cedo granjeou a estima e a consideração dos seus alunos e respectivos pais, tendo leccionado na freguesia de Bico durante várias décadas até à aposentação.

Natural da freguesia da Sé, concelho de Bragança, onde concluiu o magistério primário, no ano de 1958, iniciou a sua actividade como professora em Argoncilhe, distrito de Aveiro. Mais tarde foi colocada na freguesia de Bico, por cá se tendo mantido até à sua aposentação e por cá tendo casado com Manuel Teixeira Pereira, antigo correspondente do NC. É em Bico que ainda vive, rodeada da família e do carinho de todos quantos tiveram oportunidade de a conhecer.

Concorreu às eleições autárquicas de 1976, pelo PS, e venceu. Foi presidente da Junta de Freguesia de Bico, hoje União de Freguesias de Bico e Cristelo, durante um mandato, ou seja, até 1979. Cumpriu o mandato com aprumo e honestidade, sucedendo à Comissão Administrativa nomeada após o 25 de Abril, que por sua vez substituíra o presidente António da Costa.

A professora Alda nunca foi mulher de vaidades e sempre primou pela descrição. Talvez por isso, em 1979 não quis recandidatar-se. Lembra-se bem daqueles tempos difíceis e recorda que foi no seu mandato que foi electrificada a freguesia, era presidente da Câmara José Sousa Guerreiro, com quem manteve sempre óptimas relações pessoais e institucionais.

Em nota de rodapé desta singela homenagem que muito justamente o NC faz a Alda Pereira, deixamos-lhe o desejo de melhoras, a si e seu marido, que debelem as doenças que os têm apoquentado!

Comments are closed.