Última Hora

Quase mil em jornada de fé

19 de Julho de 2017 | Utilizador Independente
Quase mil em jornada de fé
Geral

COURENSES SENIORES REUNIRAM-SE EM FÁTIMA

Fátima, o Altar do Mundo, foi este ano o ponto de encontro de centenas de courenses no já tradicional Passeio Sénior de Paredes de Coura proporcionado pelo nosso Município a todos aqueles que nos merecem a gratidão de uma vida.

Nesta visita ao Santuário de Fátima, foi celebrada uma eucaristia na belíssima Igreja da Santíssima Trindade, numa cerimónia conduzida por quatro padres courenses, o arcipreste de Paredes de Coura, padre Fernando Nogueira e ainda os padres Alberto Lourenço, Domingos Meira e António Peixoto, num momento de recolhimento e reflexão, com todos os concelebrantes a elogiaram a enorme beleza do espaço e as suas modernas linhas arquitectónicas.

Foram quase mil courenses que se associaram a mais esta iniciativa do Município de Paredes de Coura. Transportados em 18 autocarros, os nossos conterrâneos foram acompanhados ao longo de toda a jornada por uma equipa da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, bem como por uma equipa de 3 enfermeiros que garantiram o bem-estar e a segurança dos nossos idosos.

Como habitualmente, a jornada completou-se em ambiente de festa e grande confraternização no já tradicional almoço do Passeio Sénior, que este ano decorreu no complexo turístico D. Nuno, um espaço elegante, de bom gosto, com áreas verdejantes e espelhos de água, tornando este convívio um momento confortável para quantos se deslocaram a Fátima.

“Não há qualidade humana que eu mais aprecie que a gratidão. Este é um gesto simples de gratidão para quem tanto trabalhou e investiu tempo e esforço na educação dos filhos e na construção da nossa terra”, explicou Vítor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, que juntamente com os vereadores Tiago Cunha e Maria José Moreira acompanhou toda esta jornada junto daqueles que merecem o nosso maior reconhecimento.

“Este é um dia para quebrar a rotina. Para sair de casa, conviver e rever amigos de outras freguesias e, claro, não pondo de parte a vertente religiosa, elevar o ânimo e o espírito”, acrescentou Vítor Paulo Pereira, para quem estas iniciativas mais do que de enorme justiça servem para também para vincar o sentido de pertença e amor às nossas raízes: “Esperamos continuar a proporcionar estes momentos porque, apesar de preocupados com a educação dos nossos filhos, não podemos esquecer nunca os nossos pais e os nossos avós”, sublinhou.

Mais uma vez, o Passeio Sénior de Paredes de Coura contou também com a presença dos presidentes de Junta e Uniões de Freguesia ou seus representantes, bem como a equipa técnica da Acção Social da Câmara e o pessoal auxiliar e técnico das IPSS do concelho, que acompanharam os seus utentes.

Foi mais uma jornada riquíssima, em que foi por demais evidente o ambiente de festa e grande confraternização, permitindo reviver amigos e trocar conversas entre agradáveis momentos de lazer e fé junto de pessoas que têm em comum uma vida rica de experiência e sabedoria, bem patente no legado deixado à nossa terra e aos filhos de Paredes de Coura.

 

Comments are closed.