Última Hora

quotidianos

21 de Setembro de 2021 | José Augusto Pacheco
quotidianos
Opinião

Narciso Alves da Cunha situa a origem do rio Coura na lagoa de Lamas, ou lagoa da Salgueirinha, na medida em que “as de Bico e Boulhosa são, de verão, nascentes pouco importantes.”

Se diz que conhece perfeitamente as três possíveis localizações, tendo-as percorrido como caçador e “arqueólogo”, o facto é que será totalmente incorreto assumir tal afirmação, não havendo qualquer dúvida que os regatos de S. Gonçalo e dos Cavaleiros constituem os dois principais ramos do rio Coura.

Mas esta minha afirmação, que também se encontra na obra do referido monografista, revelando alguma contradição no que escreveu, é facilmente anulada por alguém de Bico ou de Vascões.

Por exemplo, ninguém defenderá que o rio Coura terá a sua origem no regato das Cartas, que se mete no “rio” de Parada, e este no rio Coura, em Casaldate, embora cada freguesia do concelho possa reivindicar alguma identidade quando se fala num rio que tem a sua origem na confluência de muitos cursos de água.

Nestes dias, em que percorri muitos lugares de Vascões e Bico, falei com várias pessoas sobre a possível origem do rio Coura, tendo observado com redobrada atenção a hidrografia na montanhosa parte alta do concelho.

Por isso, poderei argumentar que a origem está localizada nos muitos regatos ou regatozinhos desta tão importante região hidrográfica do concelho, mesmo que outros regatos ou “rios” possam ser considerados, caso do regato das Rabudas, como lhe chamam os habitantes do lugar de Penim, da freguesia de Cunha.

Quando confrontei um residente de Bico com essa questão, logo me disse para eu ter em atenção o caudal do rio e que, de entre os dois principais cursos de água que descem do Corno de Bico, o dos Cavaleiros é o mais volumoso e que, com propriedade, deveria ser considerada a origem do rio Coura na lameira das cebolas, ou então o seu principal braço, dado a diferença que existe para os restantes.

Porém, tendo a mesma conversa com uma pessoa de Vascões, não há dúvida que o rio Coura tem origem na lagoa da Salgueirinha, passando por Portos Velhos, onde tem origem o regato de Reiriz, que recebe, por sua vez, o de Cercadilhe, tomando depois o nome de rio de S. Gonçalo, para entrar no rio Coura, em Casaldate.

Neste caso, a principal origem do rio Coura situa-se na vertente norte do Corno de Bico, entre as várzeas de Túmio e Giesteira.

Estamos, assim, perante duas posições distintas, pelo que, nas questões de hidrografia, temos de olhar para o conjunto e não para o particular. O mar começa, decerto, nos muitos rios e estes começam, por conseguinte, nos muitos regatos e cursos de água que se vão avolumando, sendo difícil de dizer onde nasce, de modo mais concreto, um qualquer rio.

Deste modo, como responder à pergunta sobre a localização do rio Coura?

Muito simplesmente: no Corno de Bico.

 

 

 

Comments are closed.