Última Hora

Secretária de Estado do Ordenamento do Território em Coura

19 de Julho de 2017 | sr
Secretária de Estado do Ordenamento do Território em Coura
Geral

Seminário sobre o plano de paisagem no corno de bico

 No dia 3 de Julho teve lugar no Ceia, em Vascões, em pleno Corno de Bico um seminário sobre o Plano de Paisagem das Terras de Coura, com a presença de Célia Ramos, secretária de Estado do Ordenamento do Território.

O Plano de Paisagem das Terras de Coura constitui um projecto-piloto a nível nacional, na aplicação da Convenção Europeia da Paisagem ao nível municipal. Resulta da aprovação da candidatura efectuada pela Câmara Municipal de Paredes de Coura ao Norte 2020 – Património Natural. Para a sua concretização foi estabelecida uma parceria entre a Câmara Municipal e diversas entidades: a Valminho Florestal, o Centro de Estudos Arnaldo Araújo/ESAP e a Leiras do Carvalhal, Ld.ª, sediada em Paredes de Coura. A elaboração do plano visa a definição de Unidades de Paisagens que caracterizam o território de Paredes de Coura, assim como a definição dos seus objectivos de qualidade, terminando com a elaboração de um Programa de acções, projectos e medidas de protecção, gestão e ordenamento para as Unidades de Paisagem. O processo conta, em todas as fases, com o envolvimento da população, contribuindo para a sua percepção sobre a paisagem local.

Paredes de Coura não é só o primeiro município do país a elaborar um Plano de Paisagem, como a participação pública teve grande envolvimento da população, nomeadamente da comunidade escolar nas diversas sessões onde os alunos foram convidados a reflectir sobre a paisagem das Terras de Coura, identificando problemas e perspectivando soluções.

“Estas contribuições são um imperativo democrático intergeracional pois, quando se toma uma medida para o futuro não faz sentido deixar de parte os verdadeiros beneficiários desse trabalho que serão os mais jovens e as gerações futuras”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal, Vitor Paulo Pereira, durante o seminário.

Recorde-se que este projecto-piloto visa o desenvolvimento do Plano de Paisagem para o território e tem como objectivos a valorização do património natural, cultural e urbano, bem como definir medidas orientadoras para a gestão da paisagem que preservem o seu carácter e identidade, reforçando a componente da paisagem cultural nas aldeias e lugares incluídos em Rede Natura e na Paisagem Protegida.

A equipa multidisciplinar que desenvolveu o plano preparou diversas sessões de participação pública a fim de permitir e estimular a reflexão, formação e sensibilização social, no que diz respeito à paisagem, pretendendo-se delimitar objectivos de qualidade paisagística para cada unidade de paisagem identificada e definir linhas de acção para protecção e gestão das mesmas. Neste particular, os alunos do ensino secundário e profissional que participaram nas sessões públicas, reflectindo sobre as diferentes unidades de paisagem das Terras de Coura, introduziram uma dimensão pessoal ao trabalho técnico desenvolvido, sugerindo, inclusive, novos limites às unidades de paisagem desenhadas pela equipa técnica.

Para Vitor Paulo Pereira “esta participação é normal pois os jovens entendem que, mais do que pedir contribuições em orçamentos participativos para obras de pouca dimensão, o que é importante é dar-lhes a hipótese de pensar e planear connosco o concelho deles para os próximos 50 anos. Por outro lado, para nós, esta participação é fundamental pois, se os jovens contribuírem e se revirem nas escolhas feitas hoje, no futuro serão os seus principais defensores”.

O presidente da Câmara de Paredes de Coura vai mais longe: “o futuro faz-se através do compromisso com os outros e através do compromisso com a paisagem. Um diálogo que tem de ser feito através de um plano racional, sustentável e estimulador do desenvolvimento. Temos de fazer um esforço para conciliar interesses sociais e os interesses ecológicos num contexto de desenvolvimento sustentável. Paisagem é valor, é riqueza. Quem não compreende isto, não compreende o futuro”, concluiu.

Para além da população escolar foram também chamados a participar nas reuniões públicas e workshops vários especialistas, associações locais, juntas de freguesia e grupos de interesse, introduzindo diversas visões pessoais, mas também diferentes conhecimentos e abordagens técnicas específicas que alimentam e diversificam o conhecimento sobre as paisagens de Paredes de Coura e as suas dinâmicas.

Comments are closed.