Última Hora

SEMINÁRIO – GÁS RADÃO NO ALTO MINHO: DA INVESTIGAÇÃO À PREVENÇÃO

6 de Novembro de 2019 | Gorete Rodrigues

Especialistas partilham experiências, apresentam resultados e recomendam boas práticas. “Ventilar espaços” e “Renovar o ar interior” são procedimentos-chave para reduzir o risco de associado à exposição ao Gás Radão.

Apresentar as principais conclusões da implementação do projeto de investigação “RnMonitor: Infraestrutura de Monitorização Online e Estratégias de Mitigação Ativa do Gás Radão no Ar Interior em Edifícios Públicos da Região Norte de Portugal” à comunidade em geral e, em particular, à comunidade escolar, partilhando algumas reflexões em torno, por um lado, da temática da presença do Gás Radão em edifícios graníticos do Alto Minho e, por outro, da importância da adoção de medidas de mitigação ativas, é o principal objetivo do seminário “Gás Radão no Alto Minho, da investigação à prevenção” que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em parceria com a Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho (AREA Alto Minho) e com o apoio da Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI) e do Município de Paredes de Coura, realiza no próximo dia 13 de novembro, a partir das 10h00, no Centro Cultural de Paredes de Coura, em Paredes de Coura.

António Curado e Sérgio Lopes, docentes do IPVC, coordenadores deste projeto e oradores neste seminário, sublinham que a experiência comprova que “em ambientes exteriores a concentração de gás radão não oferece qualquer tipo de problemas em matéria de saúde pública, contudo em ambientes interiores, em cenário de fraca ventilação, as concentrações do referido gás podem ser consideravelmente elevadas e causadoras de uma pobre qualidade do ar. Para além disso, na região do Minho, a construção granítica predomina tanto nos solos, como na construção de edifícios residenciais e não residenciais, pelo que as questões relacionadas com a Qualidade do Ar Interior (QAI) colocam-se com particular acuidade”. Este seminário enquadra-se no projeto de investigação “RnMonitor: Infraestrutura de Monitorização Online e Estratégias de Mitigação Ativa do Gás Radão no Ar Interior em Edifícios Públicos da Região Norte de Portugal”, promovido pelo IPVC, desenvolvido em co-promoção com o Instituto de Telecomunicações (IT), o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e a empresa BMViV e apoiado pelo programa COMPETE 2020, que tem como principais objetivos a caracterização da concentração de gás radão numa amostra alargada de edifícios públicos nas regiões de Viana do Castelo e Barcelos, bem como o desenvolvimento de um piloto tecnológico no contexto da Internet das Coisas (IoT) que permita efetuar a monitorização online de um conjunto de edifícios públicos previamente selecionados, e desta forma sensibilizar a população e as autoridades locais para a necessidade de adoção de estratégias de mitigação do gás radão em ambientes interiores. A participação é gratuita mas a inscrição é obrigatória [e-mail. area-altominho@area-altominho.pt | tel. 258909341

Comments are closed.