Já é seguro: Maria Emília Cerqueira é candidata do PSD à presidência da Câmara Municipal de Paredes de Coura.
O Notícias e Coura está em condições de assegurar em primeira mão que a advogada e deputada da Assembleia da República vai ser a primeira mulher a candidatar-se por um dos dois maiores partidos à cadeira mais alta do município courense.
Natural de Arcos de Valdevez, onde começou a sua carreira profissional como advogada e em cujo aparelho partidário dos social-democratas deu os primeiros passos políticos, chegando até a integrar a Assembleia Municipal, Maria Emília Cerqueira, 53 anos de idade, está neste momento a cumprir o seu quarto mandato em São Bento.
O NC sabe que em reunião da Distrital de Viana que terá lugar no dia 19 de Dezembro este será o nome aprovado, de resto, um nome proposto e garantido pela própria Distrital, uma vez que a Concelhia courense é, neste momento, “algo sem qualquer peso político”, justificou ao NC uma fonte laranja de Paredes de Coura.
Recorde-se que Olegário Gonçalves, o líder da Distrital, é igualmente dos Arcos e sempre viu na agora candidata um nome forte do PSD de Viana, vista que é por muitos como alguém de “inegável resiliência e mulher determinada”, como a definiu a nossa fonte.
Podemos ainda adiantar que Venâncio Fernandes, o courense que tem liderado as aspirações do PSD em Coura, poderá ser o número dois da lista, estando, nesse sentido, marcada uma reunião para a próxima semana. Aliás, Marta Almeida, courense actualmente vereadora social-democrata, será uma das mais fortes hipóteses para o terceiro lugar.
Espera-se agora que, no próximo ano, Maria Emília Cerqueira peça a suspensão de mandato na Assembleia da República, revelou-nos a mesma fonte que garante “uma candidata pronta para entrar na luta autárquica a todo o gás”.