Começaram no dia 13 de Outubro os campeonatos de sueca em Resende, organizados pela comissão da festa de Nossa Senhora de Piedade e Nossa Senhora de Fátima.
Desde então, todas as sextas-feiras a partir das 21.30 horas, realiza-se um torneio, sendo que em cada semana há oito prémios a serem atribuídos, quatro para os vencedores e quatro para os vencidos. O jogo da sueca, conhecido por todos, foi um jogo “inventado por pessoas surdas e mudas”, disputado entre duas equipas de dois elementos cada equipa.
As equipas increvem-se e têm de pagar a quantia de 15 euros, depois é realizado um sorteio para se definir com qual equipa disputam o primeiro jogo. Dessa primeira ronda de jogos são definidas as equipas vencedoras e as equipas vencidas, que depois vão jogar sempre mediante sorteio até se apurarem as quatro primeiras de cada lado.
Este é já o quarto ano consecutivo que se realizam os torneios de sueca em Resende, sendo um local de paragem de jogadores oriundos de várias freguesias do concelho e até já vêm jogadores de concelhos vizinhos.
No local existe um esmerado serviço de bar que e conta também com alguns petiscos.Também se joga ao mais novo jogo: o “Jogo do Prego”.
Para o próximo dia 12 de Novembro está marcado o Tradicional Magusto, com o jogo do chavelho, a partir das 14 horas. Podem comparecer, há sempre muita animação!
Entretanto, no dia 14 de Outubro realizou-se a Tradicional Desfolhada.
Foi uma noite de muita animação em que as pessoas recordaram os tempos em que se ia uns para os outros fazer a desfolhada.
Houve animação durante a noite com tocadores de concertina e também se pôde usufruir de uma bela merenda oferecida pela Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Resende, organizadora do evento.