Ao contrário de muitos equipamentos desportivos que quase nunca foram usados desde a sua construção, o polidesportivo de S. Martinho de Coura é utilizado com regularidade apesar de, ao longo dos últimos tempos, apresentar evidente degradação das suas instalações, ao nível do piso, vedação e instalações cobertas.
Na circunstância, a Junta de Freguesia, em parceria com a ACDSMC (Associação Cultural e Desportiva de S. Martinho de Coura) fizeram uma candidatura ao IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) no sentido de reabilitar aquele equipamento social, candidatura que acaba de ser aprovada, estando previsto, para breve, o início das obras de reabilitação, com a colocação de relva sintética, vedação e sistema de drenagem.
Mas a autarquia quer ir mais longe nas suas ambições e tem em mira uma intervenção mais profunda e alargada, inserida nos propósitos do Plano de Paisagem da freguesia a que já nos referimos em edições anteriores. Trata-se do planeamento de acções e medidas que permitam reabilitar a área envolvente deste espaço desportivo, na perspectiva do futuro Centro Cívico previsto naquele Plano de Paisagem.
Por ora e para além do pavilhão, também estão em fase de submissão a aprovação mais dois projectos de elevado interesse para a freguesia e para a região.
Trata-se de uma candidatura – que se deseja ver aprovada – da autoria da Câmara Municipal, no valor de cerca de 120 mil euros e que prevê a recuperação do interior e espaços exteriores do edifício da escola primária, de elevado valor afectivo para a freguesia e que constitui um excelente espaço que pode vir a ser utilizado para fins culturais (piso superior) e para a dinamização de actividades e iniciativas a favor da população residente e seus vizinhos (piso inferior).
O rio Coura, no segmento que atravessa a freguesia, é um bem e património natural que precisa ser reabilitado no sentido de realçar a sua beleza, preservar o leito e as suas margens e de ser restituído à fruição dos moradores e seus visitantes. Com este propósito, foi submetida uma candidatura à CIM do Alto Minho para se construir um percurso pedonal cujo traçado recupera o Carreiro dos Pescadores. Caso seja aprovada, esta intervenção poderá vir a incluir estruturas favoráveis à prática de desportos ligados à natureza, o que constituirá mais um motivo de beneficiação do território e do bem-estar das suas gentes e mais um motivo de atractividade da freguesia.