Última Hora

À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE

8 de Julho de 2020 | Helena Ramos Fernandes
À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE
Opinião

Numa altura em que o afastamento físico entre as pessoas é aconselhável, a tecnologia permite-nos encurtar a distância num só clique.

À distância de um clique, um termo que nunca fez tanto sentido como agora. Concorda comigo, caro leitor?

Estão à nossa disposição diferentes meios de comunicação, são exemplos disso, os telemóveis e suas aplicações, as redes sociais, e outros tantos meios que nos permitem ouvir ou ver um interlocutor esteja ele perto ou distante geograficamente. Mas aquelas que são actualmente as vedetas em ascensão, são as ferramentas de vídeo-conferência.

As famílias com filhos são testemunhos desta nova realidade, este meio de comunicação veio substituir as idas á escola dos miúdos. E alguns destes pais também tiveram que participar nesses momentos ‘Web’, voltaram á escola pela mão dos filhos e da tecnologia. Com certeza que esta, e apesar dos prós e dos contras, foi gratificante. Foi produtiva. Os miúdos aprenderam a somar e os pais a ‘Webar’.

Este enquadramento obrigou-nos a utilizar estes meios em diferentes situações, na educação em substituição das aulas presenciais. Estes meios vieram substituir os encontros profissionais, como reuniões de trabalho, sessões informativas, ou cerimónias de vários âmbitos. A formação à distância expandiu-se de forma exponencial e demonstrou ser um meio fiável, eficaz e economicamente viável. Esta permite-nos poupar dinheiro e tempo em deslocações. Foi algo que entrou na minha vida, e que me surpreendeu pela positiva. Primeiro estranha-se, mas depois entranha-se!

Já alguma vez frequentou formação á distância, caro leitor? Eu recomendo-lhe a experiência.

As diferentes plataformas de interacção online, as reuniões, as sessões por videoconferência, as ‘webinares’, entraram nas rotinas de muitas pessoas pelas mãos do coronavírus. Eu acredito que estas se instalem no nosso dia-a-dia pela sua eficiência e eficácia.

Mesmo para os mais relutantes e desconfiados em relação a este tipo de ferramentas, o certo é que estas conseguiram resolver pendências provocadas pelo confinamento e pelo afastamento imposto.

É verdade que estes meios não conseguem substituir todos os momentos formativos, nem mesmo todos os momentos profissionais presenciais e muitos menos os sociais. Mas convenhamos, caro leitor, estes simplificaram a nossa vida, neste contexto pandêmico e incutiram-nos uma melhor gestão do nosso tempo. Sobretudo porque encurtaram a distância entre nós. Ficamos todos mais pertos uns dos outros. Eu e todos vocês, caros leitores, ficamos à distância de um clique.

Comments are closed.