Última Hora

BODAS DE PRATA SACREDOTAIS DO PADRE ALBERTO

7 de Setembro de 2021 | Eduardo Daniel Cerqueira
BODAS DE PRATA SACREDOTAIS DO PADRE ALBERTO
Destaque

O dia 15 de Agosto último, ficará na memória de muitos devido à comemoração, em terras de Coura, dos 25 anos sacerdotais do padre Manuel Alberto Domingos Lourenço. Viveram-se momentos marcantes no recinto do Santuário de Nossa Senhora do Livramento, em Formariz, onde foi celebrada a eucaristia de acção de graças pelo sacerdócio. Refira-se a presença de fiéis das 3 paróquias que lhe estão confiadas: Vila, Ferreira e Formariz, bem como de outras que já paroquiou, falamos de Cossourado, Linhares e Padornelo. Vimos também a presença de Irmãos da Santa Casa da Misericórdia, instituição a quem o sacerdote dedica tanto do seu tempo, sendo neste momento seu Provedor e Capelão, e residindo no Lar de N.ª Sr.ª da Conceição há quase 25 anos, desde a sua chegada ao nosso arciprestado.

De salientar, a junção de coralistas das 3 comunidades supracitadas, que numa atitude verdadeiramente digna de menção, apresentaram-se na missa campal como um único coral, brilhando nas várias interpretações, e mostrando um pouco do que é “ser Igreja”, actuando em harmonia.  O mesmo espírito de união, foi notório aquando das leituras e do ofertório solene.

Já que falamos da parte musical, para além do grupo coral, há que destacar a interpretação do Nuno Pacheco, com a sua música dedicada a Nossa Senhora do Livramento. E a atuação da pequena Letícia, que a todos cativou pela mensagem da canção e pela forma como a executou, tal como sua mãe o fez, há quase um quarto de século aquando da chegada do padre Alberto ao nosso arciprestado. É caso para dizer que filho de peixe sabe nadar, mas também que a semente deitada à terra germinou e dá bons frutos.

Para além dos paroquianos, dos representantes das mais diversas instituições, dos amigos, uma referência à presença na cerimónia dos familiares do sacerdote, mormente a seus pais, que naturalmente estavam emocionados, sendo presenteados com uma “Rosa Courense” e uma pintura especial, onde se destacava a imagem de seu filho sacerdote.

Dos momentos finais da eucaristia, da mensagem do padre Alberto retivemos: “(…) Ao longo destes 25 anos fui aprendendo a ser padre e a ser pároco com os colegas, os bispos (que infelizmente já partiram os 3) e os fiéis leigos, todos me ensinaram a percorrer o caminho na fidelidade, no perdão, na bondade, na misericórdia, no amor a Deus e ao próximo. Uma aprendizagem para continuar, até porque eu até não sei tudo. É esse o desafio que o Senhor me coloca, e o próprio mundo que é hoje, bem diferente de há 25 anos. E não é só por causa da pandemia, mas também por causa dos valores que se perderam e inverteram, das novas tipologias de família, do saber estar e do saber ser em sociedade. Preocupa-me seriamente a indiferença de pertença a uma comunidade, a uma freguesia, a uma terra… isto é notório, e cresce de uma forma alarmante nos dias de hoje (…)”. Terminada a sua alocução agradeceu do fundo do coração a todos os presentes.

O NC, uma vez mais, parabeniza este sacerdote, não esquecendo os seus mais variados desempenhos da sociedade courense, desejando que esteja entre nós durante muitos e bons anos.

 

 

Comments are closed.