A courense Helena Ramos está entre as 28 mulheres que integram o Conselho Consultivo das Mulheres Agricultoras, a mais recente estrutura consultiva da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).
A directora da Vessadas – Associação para o Desenvolvimento Agrícola e Rural das Terras de Coura é uma das duas mulheres minhotas que fazem parte deste grupo. A outra congénere é natural de Ponte de Lima.
Em declarações ao Notícias de Coura, Helena Ramos referiu ter “esperança que num futuro muito próximo, a igualdade de género deixe de ser assunto a resolver”. Engenheira agronómica de formação e também agricultora, Helena Ramos lamentou que a desigualdade de género seja ainda “notória em diferentes situações, nomeadamente quando falamos de política”. Antiga vereadora na Câmara de Paredes de Coura, salientou que “essa desigualdade na política verifica-se sobretudo em cargos de liderança. Não quer isto dizer que não existam mulheres em cargos de relevo, e meritoriamente conquistados. Mas na maioria desses meios, o mundo é ainda muito masculino. E acredito sinceramente que o rumo da igualdade dependerá não só mas também da vontade das mulheres”.
O Conselho Consultivo das Mulheres Agricultoras tem como principal desafio, explica a CAP, “contribuir para o debate relativo à Igualdade de Género”, um dos 17 objectivos universais da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
As representantes do Conselho foram recentemente recebidas pelo presidente da direcção da CAP e pelo secretário-geral, respectivamente, Eduardo Oliveira e Sousa e Luís Mira, os quais transmitiram mensagens de boas-vindas e enquadraram a constituição e os objectivos deste importante órgão consultivo.