No passado dia 18 de Abril completou 99 anos de idade, Policarpo Loureiro da Cunha, natural desta freguesia, onde reside no Lugar da Coqueira, sendo, na actualidade, a pessoa mais idosa da freguesia, preparando-se, a passos largos, para atingir o sempre mítico centenário.
Figura sobejamente conhecida de todo o Alto Minho, e não só, este conceituado negociante de gado bovino, comeu o pão que o diabo amassou, calcorreando quilómetros e quilómetros a pé, no transporte dos animais para as diversas feiras da região, chegando a fazer, entre muitas outras, viagens até Guimarães, conforme confidenciou em tempos ao Notícias de Coura, em reportagem trazida à estampa nestas páginas
Para lá da vida de negociante de gado, criou ainda uma prole de 10 filhos, em tempos de fome e escravidão, contando sempre com a prestimosa colaboração da esposa
Em contagem decrescente para completar 100 anos, o Policarpo demonstra ainda umas saudáveis faculdades físico-motoras e uma lucidez de fazer inveja a pessoas bem mais novas, sinais demonstrativos de que os festejos do Centenário serão uma realidade a 11 meses de distância. As dificuldades de uma vida dura e os muitos e muitos quilómetros percorridos, parecem ser os principais segredos de tanta longevidade.
Ficamos a torcer para que o nosso ancião mantenha todas as faculdades demonstradas e que a vida lhe permita festejar o Centenário, algo ao alcance de um leque restrito de seres humanos. Força, Policarpo.