Última Hora

Concerto de Trompas Lusas no Espírito Santo

15 de Setembro de 2015 | Manuel Tinoco
Concerto de Trompas Lusas no Espírito Santo
Cultura

A capela do Espírito Santo, em Paredes de Coura, acolhe a 19 de Setembro, pelas 22 horas, o concerto do quarteto Trompas Lusas, no âmbito dos Sons do Centenário.

Nesta iniciativa promovida pelo Centro Cultural de Paredes de Coura e que se insere nas comemorações dos 100 Anos de História do Crédito Agrícola – Caixa do Noroeste, José Bernardo Silva, Bruno Rafael, Nuno Costa e Hugo Sousa darão especial atenção à execução de obras com trompas naturais, abordando também um reportório amplo e variado, desde a Música de Caça, Barroca, Clássica até à Música Contemporânea e Popular.

O quarteto Trompas Lusas tem-se apresentado regularmente em concerto em diferentes cidades de Portugal e estrangeiro, nomeadamente em Espanha, Alemanha e Inglaterra. O grupo partilhou o palco com conceituados trompistas, como Ab Koster, Radovan Vlatkovic, Nury Guarnaschelli ou Xiao-Ming Han e também tem colaborado com compositores no sentido de alargar o reportório dedicado à formação, tendo já estreado obras dos compositores Kerry Turner, Eurico Carrapatoso, Luís Carvalho, Liduino Pitombeira, Jon Hansen, Jorge Prendas e Cláudio Moreira.

Recentemente, o quarteto Trompas Lusas apresentou-se em Londres, no 46º Simpósio da Sociedade Internacional de Trompa, e em Alicante, no III International Summer Brass Festival.

Compõem o Trompas Lusas José Bernardo Silva – membro da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, professor de trompa na Universidade de Aveiro e Escola Profissional de Música de Espinho; Bruno Rafael – professor de trompa na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, Academia de Música Valentim Moreira de Sá e Universidade do Minho; Nuno Costa – professor de trompa no Conservatório de Lousada e Escola Profissional de Música de Espinho e Hugo Sousa – professor de trompa na Academia de Música de Esposende e Conservatório Regional de Musica de Vila Real.

Comments are closed.