Última Hora

COURENSES QUE TÊM HISTÓRIA

27 de Abril de 2021 | Albano Sousa
COURENSES QUE TÊM HISTÓRIA
Destaque

FERNANDINHA NOGUEIRA, UM ROSTO QUE COURA AMA

Nesta edição continuamos na sede do concelho, onde fomos ao encontro de uma mulher de armas, passe o belicismo da expressão Sim, porque a rubrica “Courenses que têm História” também vai à procura de mulheres que, por razões várias, se destacaram na vida comunitária do nosso concelho.

À primeira vista falar de Maria Fernanda da Gama Nogueira, 79 anos de idade, pode não avivar a memória do leitor menos atento, porém, se falarmos da Fernandinha Nogueira, salta à mente de toda a gente aquela figura simpática, simples e acessível que, décadas a fio, atendeu gerações de courenses que, pelas razões mais diversas, procuraram os serviços do nosso Centro de Saúde. Por todo o concelho é uma pessoa conhecida,  querida e estimada, sempre com um sorriso aberto e uma disponibilidade total.

Oriunda de uma prole de 14 irmãos, filha do saudoso José Martins Nogueira, figura de proa do associativismo e do folclore concelhio, e de Filomena Antas Gama, nasceu, como a maioria dos irmãos, na freguesia de Cunha. Só as duas irmãs mais novas é que  já nasceram na Vila, afirma a dona Fernanda.

Uma vez nascida em Cunha, foi nesta freguesia que frequentou a escola primária, embora tenha passado um ano pela escola de Vila. Aos 19 anos inicia então uma carreira profissional na área da saúde, no sector administrativo, tendo-se aposentado há cerca de 15 anos. O primeiro local de trabalho, corria então o ano de 1961, foi no Dispensário Antituberculose, a funcionar no velhinho Hospital da Calçada da Cadeia. Iniciou a carreira auferindo um vencimento de 400$00 mensais (nos dias de hoje o equivalente a 2 euros).

Entretanto, a convite do saudoso dr. Oliveira, passou a integrar o Plano Nacional de Vacinação, beneficiando de aumento salarial de 350$00, ou seja, quase o dobro do que então auferia.

Mais tarde rumou então ao Centro de Saúde onde exerceu funções até atingir a idade da aposentação. Diz-se orgulhosa de toda a carreira profissional, que lhe permitiu travar imensos conhecimentos e criar enormes amizades, um pouco por todo o concelho.

Para lá da preenchida actividade profissional, sempre arranjou tempo livre para se dedicar ao teatro e aos cânticos da igreja, quer no grupo coral da paróquia, quer no orfeão de Paredes de Coura, que teve como principal timoneiro e ensaiador o padre José Maria.

Recorda, com saudade, os tempos idos, totalmente preenchidos em favor de causa nobres e diz que adorava fazer parte do orfeão e do grupo coral. Afinal a música estava-lhe no sangue, ou não fosse o pai um apaixonado desta arte.

Hoje, aproveita o recanto do lar para disfrutar de uma merecida aposentação, sentindo alguma nostalgia por um percurso de vida do qual muito se orgulha, lamentado que a sociedade, nos dias de hoje, não preze os valores de antigamente.

Foi bom conversar com a dona Fernanda e foi gratificante trazer à estampa o rosto de uma senhora que todo o concelho reconhece.

 

 

 

 

 

 

Comments are closed.