Última Hora

Dez de Junho

9 de Junho de 2020 | Helena Ramos Fernandes
Dez de Junho
Opinião

O dez de Junho é um dia importante para todos os portugueses. Celebra-se o dia de Portugal, o dia de Camões, o dia das Comunidades Portuguesas. Nesta data comemora-se o dia da língua de Camões, e consequentemente, da comunicação em Português.

O dez de Junho é também um dia relevante para todos os courenses. Celebra-se o dia do Notícias de Coura. Em dez de Junho de 2003, foi distribuído a primeira edição deste periódico courense. Foi sem sombra de dúvidas uma data de lançamento bem escolhida. Foi, decerto, uma bela maneira de homenagear um dia tão importante para todos os portugueses. Comunicar em Português! Comunicar consigo caro leitor, porque tudo o que é escrito neste jornal lhe é dirigido, a si caro courense, e a todos os que não sendo courenses estão de alguma forma ligados a esta terra do Alto Minho.

O Notícias de Coura está de parabéns. Todos os responsáveis, directos e indirectos, pelo seu nascimento e pela sua existência também estão de parabéns.

Ao escrever estas linhas pretendo homenagear este jornal que também é meu, mesmo que só o seja numa pequeníssima parte. É uma honra fazer parte desta história. E é um gosto trabalhar com a sua equipa. Além de conselheiros, são críticos, compreensivos e muito pacientes. Parabéns a todos os que de alguma forma dão vida a estas páginas acinzentadas com cores a mistura. Os colaboradores internos que conquistaram a minha amizade. E os externos, que tal como eu fazem parte desta composição em várias mãos. Deste concerto cujo o maestro é o director, a alma e o coração deste periódico courense.

Neste jornal da minha terra, emito algumas opiniões, tento por vezes passar algumas informações. A minha intervenção é simplesmente essa. Expor-vos a minha opinião, com ou sem fundamento, com ou sem história, por vezes retórica, outras sentimental, às vezes política ou técnica. Depende do momento, depende do meu estado de espírito, depende da casta e da safra do vinho que rega o meu pensamento quando escrevo. Mas também depende de si, caro leitor. Depende da reacção que eu lhe pretendo provocar com a minha opinião, ou a minha maneira de escrever.

Quando escrevo, parto do princípio que talvez possa concordar comigo. Mas mesmo que eu não tenha ou não consiga a sua concordância, sei que o leitor saberá respeitar a minha opinião. Não pretendo protagonismo, nem tão pouco impor a minha maneira de ver e sentir o que acontece à minha volta. Pretendo apenas transmitir a todos os que me lêem, e aos outros também, que ter opinião e expô-la, não é crime, nem é difícil. Por vezes até é demasiado fácil. As redes sociais são exemplo disso. A opinião sem ética e sem responsabilidade pode ofender e prejudicar inocentes. E isso sim, é crime!

Quando opinamos devemos ter o cuidado de não ofender, nem acusar, principalmente com verdades que possam ter sido mal-interpretadas por nós ou por terceiros. Não devemos acreditar em tudo o que se lê e que se escreve. Algumas situações levam-nos a ter reacções espontâneas e, se não tivermos o cuidado de seriar a informação, acabamos por dar ênfase a algo mal escrito ou alguém mal-intencionado. Ter ética na emissão de uma opinião é importante, ter responsabilidade é-o ainda mais. Nesta opinião estou certa que o meu caro leitor irá concordar.

O nosso Notícias de Coura está de parabéns, são 17 anos de existência, escrevendo para os maiores benfeitores desta empreitada. Vocês, os leitores, os nossos interlocutores invisíveis, mas bem reais. Parabéns também para vocês!

Comments are closed.