Última Hora

ENTREVISTA COM AMÉRICO PINTO, NOVO PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE CUNHA

3 de Novembro de 2021 | Albano Sousa
ENTREVISTA COM AMÉRICO PINTO, NOVO PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE CUNHA
Destaque

No rescaldo das eleições autárquias de 26 de Setembro, registo para duas caras novas na cadeira do poder nas freguesias do concelho, não por alteração do quadro politico reinante, mas porque um dos presidentes de então tinha um acordo de troca de lugar com o ora eleito presidente (Formariz/Ferreira), enquanto por força da lei de limite de mandatos, Manuel Fernandes não concorreu, abrindo assim lugar à candidatura, vitoriosa, de Américo Pinto. Falamos, obviamente, da freguesia de Cunha.

Com este enquadramento e seguindo uma orientação deste jornal, vamos, como sempre, ao encontro dos novos autarcas, para aquilatar das perspectivas de cada um para este novo desafio.

Nesta edição encetámos conversa com o novo presidente da Junta de Freguesia de Cunha, empossado no passado dia 16 de Outubro. Américo Carlos Fernandes Pinto, casado, 52 anos de idade, é o novo timoneiro da nau da freguesia. Este empresário de sucesso mostrou-se, desde logo, disponível para, através das páginas do NC, dar a conhecer um pouco melhor as razões da candidatura e o que espera para o mandato de 4 anos.

Ficamos então a saber que chegou à vida politica autárquica em 2017, ao integrar, pela primeira vez, a lista de candidatos apresentada pelo Partido Socialista, assumindo, após a eleição, o cargo de presidente da Assembleia de Freguesia. Adiantou ainda que, por opção e por razões pessoais e profissionais, nunca antes tinha integrado qualquer lista de candidatos a orgão autárquicos, apesar de diversos convites.

Cumprido um mandato como presidente do orgão deliberativo da freguesia e em face da limitação de mandatos do presidente da Junta, eis que surge o convite para encabeçar a lista de candidatos do PS nas eleições de 2021. Ao primeiro convite, formulado pelo presidente do Municipio, Vítor Paulo Pereira, deu uma resposta negativa, mas, após alguma insistência, acabou por aceitar o convite.

“Sempre gostei de desafios e encarei esta candidatura como mais um desafio”, desabafa Américo Pinto. Formada a lista de candidatos, o partido acabou por não ter oposição, levando a lista rosa sozinha a sufrágio. Segundo o novo presidente, o facto de se tratar de candidatura única traz mais responsabilidades para este mandato, porque “o eleitorado depositou toda a confiança nesta equipa. Daqui a 4 anos seremos julgados pelo trabalho realizado”, afiança Américo Pinto.

Considerando que a freguesia está bem dotada de infra-estruturas, com boas acessibilidades, água ao domicilio e saneamento, o novo autarca espera tornar a freguesia mais limpa e asseada. “O asseio da freguesia é o nosso primeiro cartão-de-visita”, acrescenta.

Numa autarquia que tem como colegas no órgão executivo, Luciana Barbosa e Ângelo Brandão, e como presidente da Assembleia de Freguesia, Manuel Lopes Fernandes, antigo presidente da Junta, as grandes ambições do novo autarca centralizam-se na floresta. Para lá de melhorar a limpeza da vasta floresta da freguesia, espera poder concretizar um sonho que tem em mente, com a criação de um projecto turistico, junto da Casa Forestal, nas proximidades da Travanca. Para esta realização espera o apoio do municipio, num processo burocrático que terá algumas arestas para limar.

Num mandato que espera pacifico, mas trabalhoso, não vai descurar a defesa e conservação do património da freguesia, nomeadamente o património religioso. Segundo Américo Pinto, “é importante preservar o que é da freguesia e, ciente das dificuldades com que se debate a comissão fabriqueira da paróquia, transversal a muitas outras, é justo a autarquia apoiar na conservação da igreja e capelas da freguesia. No fundo, defender e conservar aquilo que é nosso”, afiança.

O melhoramento dos regadios e levadas públicas, é outra ambição do novo autarca, acabado de chegar ao comando dos destinos da freguesia. Mas não se esgotam aqui os anseios e projectos do presidente. “Com um quadro favorável em termos de infra-estruturas, as pessoas merecem ainda mais a atenção e empenho da autarquia. A acção social é vital nos dias de hoje, como tal, estaremos atentos às faixas etárias mais vulneráveis, que são os nossos idosos e os nossos jovens. Vamos centrar atenções também nesta área”, acrescenta.

Durante a visita a Cunha, registámos ainda, com redobrado agrado, a intenção da Junta de Freguesia em dotar o polidesportivo local com melhores condições de utilização, com necessárias obras de conservação e melhoramento, criando no local uma zona de lazer para satisfação, entre outros, das crianças da freguesia. O “velhinho” polidesportivo de Cunha foi pioneiro no concelho e o aparecimento do mesmo deve-se, em exclusivo, à iniciativa do malogarado padre Lemos, homem que Cunha chora de saudade e o concelho recorda com emoção. Depois de melhorado o local, o novo autarca adiantou-os que vai ser atribuído o nome do padre Manuel Oliveira Lemos ao polidesportivo. “Será a melhor forma de prestarmos homenagem ao padre e ao homem que Cunha aprendeu a amar, perdurando para memória futuras uma figura de proa no quotidiano da freguesia. Assim, jamais será esquecido”, remata.

Com 2 funcionários ao serviço da freguesia, um com contrato com a autarquia e outro em recibos verdes, Américo Pinto espera que este mandato seja um exemplo  e que fique marcado pela positiva, dentro das expectitivas criadas junto de eleitorado. “Estamos cá para servir e para fazer o melhor pela freguesia”, diz.

Antes de finalizar esta agradável conversa, registámos a mensagem que Américo Pinto fez questão de deixar às gentes de Cunha. Através do NC agredece a confiança depositada pelo eleitorado na equipa que escolheu para dirigir os destinos da freguesia, esperando não desfraudar as expectativas depositadas na eleição.

Foi um enorme prazer tocar dois dedos de conversa com Américo Pinto, figura simples, disponivel e empreendora, que sem rodeios, focou todos os temas de interesse para a freguesia. Partimos com a convição de que Cunha fez uma excelente opção. Felicidades nesta nova e árdua tarefa.

 

 

 

 

 

Comments are closed.