Última Hora

Escola de Rock de Paredes de Coura

1 de Dezembro de 2015 | Manuel Sarrazim e Sequeira
Escola de Rock de Paredes de Coura
Cultura

“Ocupar as férias dos jovens de forma lúdica, pedagógica e artística” é o objectivo da 2ª edição da Escola do Rock de Paredes de Coura, que este ano decorre entre 18 e 22 de Dezembro.

Esta residência artística dedicada ao rock para músicos com mais de 14 anos é uma iniciativa do Município de Paredes de Coura, dirigida e programada pelo Space Ensemble, reunindo em plenas férias de Natal músicos de todo o país e de todas as nacionalidades, que poderão usufruir de 5 dias intensivos de formação, experimentação e partilha, que vão culminar com a apresentação de um espectáculo final no dia 22 de Dezembro, às 22 horas, no Centro Cultural de Paredes de Coura.

“Se queremos uma sociedade com futuro temos que investir nos jovens e nos seus anseios mas de forma séria”, explicou Vítor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, para quem ”o currículo disciplinar escolar é essencial, e tem muito peso na nossa sociedade, mas a arte, a música, a dança ou outra qualquer forma cultural são manifestações importantíssimas nas forma- ções dos nossos jovens e ferramentas fundamentais de formação, cidadania, até na preparação para aquilo que chamam de mercado de trabalho”.

Recorde-se que a Escola de Rock de Paredes de Coura foi recentemente galardoada com o Prémio UM-Cidades, instituído pela Universidade do Minho.

Para além do espectáculo final agendado para o dia 22 de Dezembro, a Escola de Rock’2015 também contempla um tour por algumas das melhores salas do Norte do país e vizinha Galiza, como o Auditório Municipal de Vigo, Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, Cine Teatro João Verde, em Monção, Hard Club, no Porto, entre outras.

Complementarmente à Escola de Rock’2015, e de acesso ao público em geral, decorrerão concertos e “jam sessions” em alguns bares de Paredes de Coura e sessões de cinema no Centro Cultural, num ciclo concebido em parceria com o Canal180. Estão também agendadas visitas às escolas do Município, entre os dias 14 e 17 de Dezembro, onde decorrerão pequenos “showcases”, demonstrações de instrumentos e “workshops” de ilustração e serigrafia alusivos ao tema.

Comments are closed.