Com início em 2016, a obra do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Ferreira, no antigo edifício da Escola Primária de Quintão, foi recentemente concluída.
A empreitada foi lançada em anúncio de procedimento de concurso público no Diário da República em 28/01/2016, pelo Centro Paroquial e Social de São Bento, pelo preço base de 269.940 euros.
A desempenhar um crucial papel humanitário e social, esta instituição serve a população de Cossourado, Ferreira, Linhares, Formariz, entre outras freguesias, há largos anos, com a resposta social de Centro de Dia e de serviço de Apoio Domiciliário.
Com sede em Cossourado, desde a sua constituição, as anteriores instalações revelaram-se insuficientes para a actividade e número de utentes crescente deste Centro, pelo que urgia a sua expansão.
Neste sentido, o presidente desta entidade, padre Manuel Alberto Lourenço, bem como todo o corpo de dirigentes responsáveis e a população em geral empenharam-se arduamente e meteram mãos à obra para que o projecto idealizado ganhasse forma e fosse agora concluído, também com o contributo de donativos de algumas instituições que organizaram alguns eventos para esse fim, como foi o caso da Associação de Ferreira e outras.
A obra, que era aguardada com expectativa por toda a população, é sem dúvidas uma mais-valia na prestação de serviços de apoio social a uma comunidade cada vez mais envelhecida, que reconhece a importância dos centros de dia no nosso meio rural na promoção de um envelhecimento activo e de uma integração social melhor sucedida.
Já mudados para as novas, modernas e amplas instalações, os colaboradores e, sobretudo, os utentes do Centro Paroquial e Social de S. Bento, podem agora desfrutar das excelentes condições que o espaço disponibiliza.