Última Hora

FORMARIZ. NOSSOS ROSTOS: OS “MALÍCIAS”

9 de Maio de 2023 | Sónia Martins
FORMARIZ. NOSSOS ROSTOS: OS “MALÍCIAS”
Destaque

Quem nunca se cruzou com os Malícias montando a cavalo na nossa freguesia? Desde há muitos anos que nos habituámos a vê-los em passeios e até em provas de gado cavalar.

A tradição de montar a cavalo vem de tempos remotos. O falecido Porfírio Martins, conhecido como “Firo do Malícia”, teve uma vida dedicada aos cavalos, ensinando e concorrendo em provas de gado cavalar. Desde criança que na sua vida quotidiana, porque era descente de moleiros, transportava no dorso dos cavalos os cereais que recolhia de porta em porta e que depois de transformados em farinha, entregava de novo aos clientes, sendo daí que nasceu a paixão por estes animais. Mais tarde, dedicado ao negócio de compra e venda de gado andou por todo o Alto Minho onde era respeitado e muito conceituado, valores esses que soube passar aos seus filhos, nomeadamente o Júlio e o Rui que nutrem esta mesma paixão pelos cavalos e que ainda hoje participam em algumas provas de gado cavalar de passo travado.

Quem passar em Formariz, nomeadamente no Lugar da Ponte Nova, pode com regularidade ver um ou outro cavaleiro, e um ou outro cavalo nos montes, e nestes últimos dias podemos ver o potro que nasceu na madrugada do dia 24 de Abril, cria de uma das éguas de Júlio Martins.

Como se costuma dizer, tudo o que é pequenino tem graça.

Comments are closed.