Última Hora

FUTSAL FEMININO EM CRESCIMENTO

21 de Julho de 2020 | Albano Sousa
FUTSAL FEMININO EM CRESCIMENTO
Destaque

MATILDE VIANA, 13 ANOS, O FUTURO DO CASTANHEIRA
Com apenas 13 anos de idade, Matilde Viana, filha de Bárbara Moreira e João Paulo Viana, dois conhecidos e conceituados empresários da nossa praça, é uma das grandes esperanças do futsal feminino do Castanheira e em quem os responsáveis do clube depositam enormes e legitimas esperanças de uma carreira de sucesso. A jovem não esconde que tem duas referências importantes na família, no que ao desporto concerne: o avô materno, José Moreira, velha glória do Courense, e o avô paterno, Ramiro Viana, um antigo árbitro de futebol.

Oriunda da vila de Paredes de Coura, a Matilde nasceu para o desporto e tem a bola por companheira inseparável. Mesmo em tempo de escola, faz questão de levar a bola para, nos intervalos, aproveitar para dar uns toques. “Quando vou para qualquer lado e me esqueço da bola fico muito chateada, mais do que os colegas que se esquecem do telemóvel”, adianta a jovem atleta.
Com vocação para a área desportiva, gosta da disciplina de Educação Física, mas não se sente atraída por desportos individuais. “Gosto mais dos desportos coletivos, nomeadamente o futebol e o futsal”, afirma.

Ao ingressar na Academia de Futsal do Castanheira, cedo deu para perceber que estávamos na presença de uma jovem com enormes potencialidades para a modalidade. Por isso, não foi estranho o facto de, com regularidade, ter participado nos treinos da equipa de juniores, embora não podendo participar em termos competitivos.

Na época que se avizinha, a Matilde, apesar dos 13 anos e de pertencer ao primeiro ano do escalão de Iniciados, vai já integrar a formação júnior do clube. Para o efeito, terá que efectuar um exame médico-desportivo no Centro de Medicina Desportiva do Porto, que lhe permite subir dois escalões em termos competitivos, ficando então habilitada a integrar as juniores. “Estamos perante um talento por lapidar e não podemos descurar, nem perder de mão, uma miúda de tanta qualidade”, avança um responsável do clube.

Ansiosa por que se iniciem os treinos de preparação da nova época, a Matilde diz gostar de jogar como universal, marcar golos e construir jogadas para servir as colegas de equipa. Sonha representar a selecção distrital e, se possível, a selecção nacional e ambiciona ajudar o clube a firmar-se ainda mais no futsal feminino distrital.

Não coloca de lado a possibilidade de, um dia, ingressar num clube de top da modalidade a nível nacional, mas, para já, o objectivo é crescer e aprender com as colegas e a equipa técnica, consciente das dificuldades que vai encontrar, desde logo ao integrar um grupo, onde as colegas são todas mais velhas e com mais experiência na modalidade.

Para lá da vocação desportiva, a Matilde encontra espaço para a vida estudantil, dedicando-se, de alma e coração, à carreira escolar, preparando-se para frequentar o 8º ano de escolaridade e comprovando que a actividade desportiva e estudantil são deveras compatíveis, desde que existam métodos e vontade dos intervenientes.

Ficamos a torcer para uma carreira de sucesso da Matilde no mundo do futsal e prometemos ficar de olho numa craque em fase embrionária, mas com humildade e vontade em aprender.

Vamos Matilde, ficamos de olho em ti. Felicidades.

 

Comments are closed.