Última Hora

JORGE BARBOSA DESPONTA NO ATLETISMO

24 de Maio de 2022 | Gorete Rodrigues
JORGE BARBOSA DESPONTA NO ATLETISMO
Destaque

O castanheirense Jorge Sousa Barbosa, 32 anos de idade, engenheiro mecânico a exercer a actividade profissional em Aveiro, tem sido destaque nos últimos tempos, face ao excelente desempenho em algumas provas de atletismo de âmbito internacional, com destaque, desde logo, para a Maratona de Madrid e para a Maratona de Lisboa.

Na capital espanhola, Jorge Barbosa, obteve um honroso 120.º lugar, num universo de 30.000 participantes. Para percorrer os 10 Km da prova, denominada Zurich Rock n`Roll Running, Series Madrid, gastou o excelente tempo de 39 minutos. Depois da prova em terras de “nuestros hermanos”, realizada a 24 de Abril, eis que, a 7 de Maio, o Jorge volta à competição, desta feita, na capital portuguesa, onde correu na Vodafone 10 Km da Meia Maratona de Lisboa, tendo-se classificado no 51º lugar, num universo de 10.000 atletas, com um tempo gasto de 40 minutos e com uma temperatura de 29 graus.

Segundo Jorge Barbosa, “se correr em condições normais já é complicado, imaginem correr com temperaturas tão elevadas. Não é duro, é muito duro. E depois do grande tempo e classificação de Madrid, onde fiz menos de 40 minutos, pensei que, desta vez, não chegava à meta, pior do que tudo, era a sensação que o tempo estava um pouco pior, e ainda faltavam uns quilómetros para cortar a meta”.

Mas, no meio de tanto calor, de 10 mil pessoas, e de apenas 2 meses de treinos, existiu espaço para a determinação e a resiliência das gentes de Coura. E porque, “para nós, não há impossíveis, tenho a dizer, que fiquei no lugar 51º da geral, à fente de tanta gente, mais experimentada e rodada do que eu. E porque não dizer, atletas federados e profissionais também. É esta a fibra das gentes de Coura”, vinca Jorge Barbosa.

Face ao bom resultado conseguido em Madrid, onde correu ao lado do campeão olímpico espanhol, Carlos Mayo, o Jorge vai participar no grupo de elite de uma das provas mais emblemáticas de Espanha, que é a Bilbao Night Marathon, agendada para 22 de Outubro, onde vai competir nos 10 Km, de novo com a presença de Carlos Mayo, entre outros.

Na sequência do sucesso alcançado, fomos ao encontro do Jorge Barbosa para aquilatar, na primeira pessoa, as causas que o levaram a ingressar na modalidade em termos de atleta amador.

Segundo confidenciou ao Notícias de Coura, o primeiro contacto com a modalidade deu-se em 2018, quando, na altura, trabalhava em Évora. Como tinha excesso de peso, decidiu inscrever-se num ginásio, e como a Personal Trainer era especialista na área de atletismo, decidiu então começar a correr.

No início, não gostava nada de correr, mas entretanto, conheceu um grupo de pessoas que corria habitualmente e então aí tudo se tornou diferente, porque deixou de correr sozinho.

Após 3 meses e muitos quilos perdidos, estava a fazer uma sessão fotográfica  e a dar uma entrevista para a revista Men`s Health. Algum tempo depois surgiu um oportunidade de trabalho em Aveiro e então Évora e o atletismo, ficaram para trás. Chegado a Aveiro praticamente deixou de correr porque perdeu o grupo de treino.

Depois surge a pandemia e tudo fica parado, até que, no inicio de 2022,conheceu algumas pessoas e recomeçou a corrida, até porque os quilos a mais estavam de volta.

Tratando-se de um atleta totalmente amador, o Jorge enverga nas provas o dorsal do Running de Espinho, embora seja ele a suportar todas as despesas de representação nas diversas corridas em que participa.

Na metodologia de treino  tem o apoio da Dra. Manuela Silva, que trata de toda a parte nutricional, sendo o professor Nuno Monteiro, do Fitness Hut de Aveiro, o responsável pela condição física, sendo a parte da corrida através do Running de Espinho, isto na essência de que, treinar corridas de atletismo não é só correr.

Nas semanas em que tem provas, faz treinos de 10 Km no Running de Espinho, que dentro de um mundo de amadorismo, são muitos profissionais. Faz seguramente 10 Km num dia de séries, com corridas curtas mas rápidas, e um dia de reforço muscular. Nas semanas em que não há provas faz o mesmo tipo de treinos, mas com mais dois treinos suplementares de 10 Km por dia.

Quisemos ainda saber quais as ambições do Jorge Barbosa na modalidade. Segundo ele, “nesta modalidade é difícil falar em objectivos concretos quando se é profissional, muito mais quando, como eu, se é amador. O corpo não reage sempre da mesma maneira. Uma noite mal dormida, já faz toda a diferença. Em todo o caso, se não tiver lesões, tenho a convicção que posso melhorar os meus tempos, para um nível amador de grau elevado”, afirma o atleta.

Antes de terminar esta aborgadem do Notícias de Coura, e além de agradecer a oportunidade e a divulgação dos feitos alcançados, o Jorge Barbosa fez questão de deixar um palavra  de reconhecimento ao Quim Sá, o Senhor do Atletismo no nosso concelho, ao José Correia, Joni Rodrigues, Luis Sá, Carlos Barbosa e aos restantes jovens atletas courenses, pelos enormes sucessos já alcançados.

Resumidamente fica o registo dos feitos de um atleta que despontou para a modalidade aos 28 anos, prova provada que a idade não é motivo de estorvo, desde que existe garra, vontade, determinação e sede de vencer. Ficamos orgulhosos por vermos mais um castanheirense a trilhar os caminhos do êxito, factor que engradece a nossa freguesia.

Ficaremos atentos ao desempenho deste jovem de garras leoninas. Força.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments are closed.