Última Hora

LINHARES: NOVAS INSTALAÇÕES MOSTRAM SUCESSO DAS ALHEIRAS VEGETARIANAS

23 de Março de 2018 | Eduardo Bastos
LINHARES: NOVAS INSTALAÇÕES MOSTRAM SUCESSO DAS ALHEIRAS VEGETARIANAS
LINHARES

 

O que começou como uma brincadeira já assumiu a dimensão de um negócio com potencial. As alheiras vegetarianas produzidas por Laurentino Alves, presidente da união de freguesias de Cossourado e Linhares, cada vez têm mais sucesso e justificam já um novo investimento do produtor, que vai autonomizar a produção deste artigo, com instalações próprias.

A história já foi contada diversas vezes, nos jornais e nas televisões, por Laurentino Alves, guarda prisional de profissão, presidente da união de freguesias de Linhares e Cossourado por opção e produtor de enchidos por vocação. Com os seus Enchidos Agramonte, na companhia da esposa Isabela Alves, respondeu a um desafio do município e da Quinta das Águias para desenvolver um enchido vegetariano. O resultado foi a criação duma alheira vegetariana que, desde então, tem conquistado elogios junto da comunidade vegetariana de todo o país.

Agora, explica Laurentino Alves, “já passou a fase da brincadeira, as coisas estão a ficar muito sérias”. O sucesso que o produto vegetariano dos Enchidos Agramonte alcançou, já o leva a fazer parte das refeições de pessoas em todo o país. “Só não envio para a Madeira e para os Açores porque os portes são caríssimos, mas também tenho pedidos de lá”, explica o produtor.

O crescente número de solicitações vai, inclusivamente, obrigar a um novo projecto. A produção da alheira vegetariana vai ser autonomizada do resto dos enchidos tradicionais, passando a ocupar um imóvel que Laurentino Alves comprou em S. Bento e onde vai agora fazer obras de adaptação. O novo espaço, que vai ser totalmente requalificado, irá receber maquinaria exclusiva para o fabrico da alheira vegetariana e contará com as condições de higiene e o circuito de produção exigido para a produção de alimentos. “Não vai ser industrial, mas quase”, comenta Laurentino Alves, referindo também que o novo projecto deverá passar também pela criação de um posto de trabalho a tempo inteiro.

Actualmente a alheira vegetariana dos Enchidos Agramonte, ou a “Alheira do Tino”, como é conhecida junto da comunidade vegetariana, está já disponível em diversos espaços comerciais de todo o país, sendo ainda enviada por correio para os consumidores particulares. Além disso, marca também já presença na ementa de vários restaurantes, nomeadamente no novo espaço de restauração de João Manzarra, conhecido apresentador de televisão, que se rendeu aos encantos do produto courense aquando da sua participação no último Congresso Internacional Paredes de Coura Vegetariana, em Setembro do ano passado, e que desde então é cliente assíduo.

 

Comments are closed.