Última Hora

MANUEL LEMOS, O PADRE E O HOMEM

8 de Setembro de 2020 | Margarete Barbosa
MANUEL LEMOS, O PADRE E O HOMEM
Destaque

Pároco em Rubiães, Agualonga e Cunha, residente nesta última freguesia, Manuel Oliveira Lemos é homem de Deus.

É caráter, rectidão, sabedoria.

É amigo, é palavra e é também conselho e descompostura. Sim! Porque todo o bom Homem se faz de um merecido “puxão de orelhas”. Já dizia Chico Buarque: “Ouça um bom conselho/ Que eu lhe dou de graça/ Inútil dormir que a dor não passa/ Espere sentado/ Ou você se cansa/ Está provado, quem espera nunca alcança”.

Manuel Oliveira Lemos é acção, é trabalho, dedicação e exemplo. É Fé.

Naquele 9 de Dezembro 1954, quando os pais António e Aurora o afagaram no regaço e lhe deram o nome de Manuel, sabiam que sobre aquele menino havia luz “Deus connosco”, nome de rei, de presidente, de poeta… o nome mais importante que alguém pode receber aqui na Terra. Filho dedicado e irmão protector, conhece o Amor e o sentido de lar no seu conceito mais profundo.

De menino, com a responsabilidade de um gigante abraçou a Deus, o conhecimento e a camaradagem. Conheceu o sacrifício, a dedicação e a privação de um bom colinho que qualquer criança precisa nas horas de maior dor. Cresceu rápido. Foi militar, atleta destemido e veloz, professor e amigo, tudo no mesmo corpo. Foi adorado e ainda hoje é lembrado como o “padre fixe”. Aquele que jogava à bola, contava uma anedota, era irreverente, livre e sonhador.

Padre Lemos é perspicaz e tem os mesmos sonhos de Deus. Sabe que para sonhar é preciso coragem e esperança num mundo diferente, estar “fora da caixa”. Faz a diferença há 37 anos em Paredes de Coura, onde semeia aquilo que na maioria das vezes colhe.

No passado dia 10 de Agosto, feriado municipal, o Município assinalou a data com a habitual cerimónia de entrega de medalhas, sendo um dos agraciados Manuel Oliveira Lemos com a mais que merecida e reconhecida Medalha de Mérito Prateada.

Comments are closed.