Última Hora

MEIO SÉCULO DA AUTO ESTOFADORA DE RESENDE

19 de Novembro de 2020 | Eduardo Daniel Cerqueira
MEIO SÉCULO DA AUTO ESTOFADORA DE RESENDE
Destaque

Há noventa e cinco anos, em Outubro de 1925, na velhinha igreja matriz da Vila, uniam matrimonialmente os seus destinos, Ângelo Moisés Rodrigues Lages e Clotilde Vieira de Carvalho, ele de Resende, ela de Paredes. Helena, Joaquina, Glória, Cândida, Dulce, Julieta, Hermínio, Joaquim, Franquelim, e Manuel foram os descendentes desse feliz casamento.

Oficina de sapateiro de Ângelo Lages (ao centro, de colete), pai de Manuel e Joaquim, dupla da estofadora

O Tio Ângelo, ainda hoje recordado saudosamente por ser o orador de vários leilões, mormente dos que se realizavam a favor da construção da nova Igreja Matriz da Vila (inaugurada em 5 de Maio de 1963), tinha como profissão o ofício de sapateiro, e como é natural alguns dos seus filhos juntavam-se a ele na oficina, situada defronte do Hospital da Misericórdia, aprendendo a arte.

Manuel Lages como comandante dos Bombeiros

Manuel de Carvalho Lages, nascido em 10 de Novembro de 1947, no Lugar dos Cruchos em Resende, sobejamente conhecido como “Nelo do Ângelo” ou “Nelo Comandante”, por ter desempenhado durante anos essa função na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, já para não falar da actividade como bombeiro, haveria de tal como muitos da sua geração, prestar serviço militar, que lhe ocuparia alguns meses da sua vida.

Em Fevereiro de 1971, assim sendo, agora quase a completar 50 anos de existência, abriu uma oficina no Lugar de Sub Resende, a “Auto Estofadora Ideal Courense”, dedicada principalmente à preparação e reparação de estofos, fossem em cadeiras, sofás, em automóveis e em outros mobiliários e peças. Fazendo do acto de estofar uma arte com grande qualidade, cedo houve grande procura, e falamos de toda a região e até do estrangeiro, nos seus serviços.

Saudoso Joaquim Lages nos tempos de bombeiro

Em 9 de Janeiro de 1978, Manuel de Carvalho Lages deu sociedade do negócio a seu irmão Joaquim de Carvalho Lages, que trabalhava como cobrador na Empresa de Transportes Courense, por escritura lavrada no cartório notarial do concelho de Paredes de Coura. Joaquim Lages já foi por diversas vezes lembrado nestas páginas, e nunca é demais dizer que foi um homem bom, altruísta, amigo do amigo. O “Tio Quim do Ângelo” nasceu em 2 de Abril de 1937 em Resende, e tal como seu irmão foi bombeiro, chegando até a desempenhar as funções de comandante interino, mas ainda hoje é chamado pelos soldados da paz de “Chefe Velho”. Vivia na Vila, em Sequeirô, e foi o primeiro presidente da Junta de Freguesia de Paredes de Coura eleito democraticamente. Para sempre será lembrado como fundador e primeiro presidente da direção da ADASPACO – Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Paredes de Coura, até que em 22 de Maio de 1991 uma doença lhe ceifou a vida.

Manuel junto de três Donas Elviras por si recuperados

Em 50 anos de existência, a Auto-Estofadora não deixou de primar pela forma interessada como restaura as peças que lhe são confiadas, sem esquecer que esta oficina foi uma verdadeira escola para vários artistas do ramo.

Ao Manuel Lages o nosso agradecimento por nos ter recebido, e esperamos que no próximo mês de Janeiro a festa dos 50 anos da Auto Estofadora, seja em grande.

 

 

 

 

 

Comments are closed.