Última Hora

Motoqueiros em Volta ao Norte

10 de Outubro de 2017 | marlene cunha
Motoqueiros em Volta ao Norte
Paredes de Coura

 

Um grupo de motoqueiros amantes do “of road” iniciou uma volta pelos caminhos de Portugal (Norte do país) em Paredes de Coura.

Esta iniciativa cujo percurso se iniciou e acabou em Paredes de Coura, juntou 12 amigos de nacionalidade francesa, incluindo descendente de courenses. Entre eles Amâncio e Ciryl Domingues Ramos de Sousa, da família Ramos e da família Sousa, ambas courenses. Estes últimos, filhos de Dulcídio Vieira Sousa e Cidália Domingues de Oliveira Ramos, juntamente com o cunhado, Eric du Boeuf casado com Francoise Domingues Ramos de Sousa, foram os responsáveis pela ideia de trazer esta volta ao nosso concelho. Esta aventura teve início no passado dia 24 de Setembro com um percurso integrando na sua maioria, cerca de 90%, caminhos montanhosos sem alcatrão.

Os entusiastas das duas rodas atravessaram o Alto Minho, passando por Arcos de Valdevez e alcançando o Parque Nacional da Peneda/Gerês. A volta continuou durante sete dias percorrendo centenas de quilómetros. Os aventureiros pernoitaram em terras nortenhas, mas sobretudo transmontanas. O trajecto programado atravessou diversas terras, nomeadamente Ribeira de Pena, Boticas, Vidago, Valpaços, Mirandela, Samões, Freixo de Espada-à-Cinta, Miranda do Douro e Vimioso. Os motoqueiros percorreram o Parque Natural de Montesinho e seguiram junto a fronteira espanhola galgando alguns percursos em terras galegas. O grupo, distribuído por oito motos e dois carros de apoio, saiu de Paredes de Coura para conhecer muitos dos caminhos que ziguezagueiam os montes alto-minhotos e transmontanos. A meio do percurso, por motivos de força maior, um dos elementos do grupo, Alain Cros, teve que regressar a França. O mesmo levou em sua mala parte da beleza do Alto Minho e não só. Perto do fim do trajecto juntaram-se ao grupo três amigos portugueses, António Forte, Ricardo Cardoso e Nuno Melância, conhecidos em outras voltas por outros países.

(…)

O RESTANTE CONTEÚDO É RESERVADO A ASSINANTES

Para aceder a este conteúdo por favor:

. Caso não seja assinante adira aqui.

 

Comments are closed.