Última Hora

O TEMPO DAS NOSSAS FUTEBOLADAS

8 de Junho de 2021 | José Luis Freitas
O TEMPO DAS NOSSAS FUTEBOLADAS
Destaque

Depois de já vos ter dado conta, em edição anterior deste jornal, da conclusão da obra de requalificação do edifício da antiga escola primária, deixo-vos hoje o registo das obras em curso no acesso e no espaço envolvente ao mesmo.

O “adro” da nossa escola é talvez o maior e melhor de todas as freguesias, um espaçoso e “certinho” rectângulo, murado e sobranceiro à estrada principal da freguesia que, no meu tempo, foi orgulho e local de todas as boas futeboladas, algumas destas “partidas” até de carácter “internacional”, disputadas elas que eram com as freguesias vizinhas e até mais distantes.

Na memória tenho bem presente a verdadeira enchente de público que alguns destes torneios chegaram a ter, lembro finais que ficaram na história da história da gente, contra o São Martinho, contra os Cravos Vermelhos (equipa da Vila), contra o Padornelo… que jogatana!

Pois bem, este belo e bem localizado espaço começa agora a ser requalificado, novas entradas, nova vedação, novos passeios, novo piso, novas diversões, enfim, esperemos que com isto ganhe nova vida, ele que ultimamente dava sinais de descuido e notório abandono.

Todos sabemos que já nada é como dantes, o nosso território mede-se cada vez mais da sala à cozinha, as nossas crianças já não andam com uma bola debaixo do braço, andam com o telemóvel na mão e o olhar preso nele, os grandes golos da vida das crianças agora são marcados no “PES” ou no “FIFA”.

Tanto quanto julgo saber está planeada a implantação de acessórios e ferramentas de exercício físico e lazer, infantil e adulto, para este “adro”, algo que o elevado custo deste tipo de equipamento, devidamente homologado e certificado, estará a dificultar e atrasar.

Que estes novos “adros” ajudem a fazer com que as crianças de hoje não passem tanto tempo no sofá como os avós e estes possam correr tanto como os netos.

 

Comments are closed.