Última Hora

Presidente da União de Freguesias de Formariz e Ferreira, Duarte Ribas em entrevista

23 de Novembro de 2021 | Albano Sousa
Presidente da União de Freguesias de Formariz e Ferreira, Duarte Ribas em entrevista
Destaque

Depois de na edição anterior o Notícias de Coura ter ido ao encontro do novo presidente da Junta da Freguesia de Cunha,  nesta edição é a vez de ouvir o novo timoneiro da União de Freguesias de Formariz e Ferreira. Falamos, obviamente, das freguesias ou união de freguesias onde houve mudança de presidente nas últimas eleições autárquicas. No nosso concelho foram apenas duas caras novas a assumir funções, no universo de 16 presidentes de junta.

Neste enquadramento e seguindo uma orientação deste jornal, fomos, como sempre, ao encontro dos novos autarcas, para aquilatar das perpectivas de cada um para este novo desafio.

Nesta edição encetamos conversa com o novo presidente da Junta da União de Freguesia de Formariz e Ferreira, empossado no passado dia 16 de Outubro. Amílcar Duarte da Cunha Ribas, casado, 61 anos de idade, é o novo timoneiro da nau desta união de freguesias. Aposentado da EDP, esta velha glória do SC Courense, atleta que fez furor nas hostes courenses e que encheu de fantasia os campos de futebol do nosso distrito em defesa do clube da terra,  mostrou-se, desde logo, disponível para, através das páginas do NC, dar a conhecer um pouco melhor as razões da candidatura e o que espera para o mandato de quatro anos.

Ficamos então a saber que chegou à vida política autárquica apenas em 2017, ao integrar, pela primeira vez, a lista de candidatos apresentada pelo Partido Socialista, assumindo, após a eleição, o cargo de secretário da Junta, liderada pelo carismático António Pereira. Adiantou ainda que, por opção e por razões pessoais e profissionais, nunca antes tinha integrado qualquer lista de candidatos a órgãos autárquicos, apesar de diversos convites. Entendeu que enquanto no desempenho da actividade profissional, não seria de todo benéfico envolver-se na vida política. Só com a aposentação no horizonte, logo com mais tempo disponivel, é que aceitou o desafio há 4 anos, após algum tempo de reflexão.

Cumprido um mandato como secretário da união de freguesias e em face do acordo existente no grupo de candidatos, eis que surge o convite para encabeçar a lista de candidatos do PS nas eleições de 2021. Na conversa com o Duarte Ribas ficámos a saber que a cadeira do poder nesta união de freguesias vai alternando, a cada eleição, entre a freguesia de Formariz e a freguesia de Ferreira. Nesse prisma, no próximo acto eleitoral, a decorrer no ano de 2025 e no caso de vitória das listas a apresentar pelo Partido Socialista, a cadeira do poder voltará à freguesia de Ferreira. É uma rotatividade salutar, que demonstra o bom entendimento entre as pessoas envolvidas, e que “deveria ser transversal a outras uniões de freguesia”, acrescenta.

Discordando da forma como foi elaborado o novo mapa autárquico, com algumas uniões de freguesias algo descabidas, o novo presidente mostrou-se empenhado em continuar o bom trabalho desenvolvido no mandato anterior, procurando sempre o progresso das duas freguesias e o bem-estar das populações. Para prosseguir essa árdua tarefa conta com a prestimosa colaboração de todos os colegas, com destaque para os dois colegas do executivo, o anterior presidente António Pereira, agora nas funcões de secretário, e Susana Gonçalves, como tesoureira.

Conhecedor do território e das gentes das duas freguesias, Duarte Ribas, foi-nos adiantando que a autarquia continuará atenta a todas as necessidades, destacando que a maior preocupação centrar-se-á no apoio às populações, nomeadamente aos escalões mais vulneráveis, que são os idosos e a juventude. “O apoio social será uma constante da nossa equipa”, adianta, confirmando também o apoio prestado pela autarquia aos estudantes. Com a rede viária e outras infra-estruturas num excelente plano de execução, a Junta de Freguesia continuará atenta e disposta a efectuar obras que visem melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Não rejeitaremos novas obras e novos melhoramentos”, sublinha.

Para este mandato Duarte Ribas e sua equipa, têm um grande projecto em mente, que esperam ver concretizado. Assim, a grande meta para estes quatro anos será dar uma cara nova ao edifício da antiga escola primária, localizada junto da estrada nacional. Para o efeito está em elaboração um projecto de requalificação do imóvel, sendo intenção da autarquia canalizar o local num espaço de utilidade pública para a freguesia e para o próprio concelho. “Com o apoio de município, estamos e estudar a melhor forma de aproveitamento do espaço. Exisitindo já alguns planos de intenção”, explica Duarte Ribas.

Com o firme propósito de fazer sempre mais e melhor pelas freguesias, o novo presidente informa que a junta está  aberta para atendimento ao público todas as quartas-feiras, na sede em Formariz, a partir das 20 horas e mais tarde na sede em Ferreira. “Fora destes horários de atendimento, estamos sempre disponíveis para receber as pessoas, procurando dar satisfação às necessidades de cada um. Estamos cá para servir e zelar pelas duas freguesias e afinal, todos nos conhecemos e as pessoas sabem onde cada um de nós mora”, remata Duarte Ribas.

Enaltecendo o espírito de grupo que reina nos candidatos eleitos, Duarte adiantou ao NC que todas das decisões são tomadas por todos. “Não agimos de forma solitária, todas as tomadas de posição, para o bem ou para o mal, levam a chancela de todo o grupo”.

Antes de finalizar esta agradável conversa numa manhã soalheira de Outono, registámos a mensagem que Duarte Ribas fez questão de deixar às gentes de Formariz e Ferreira. Através do NC agradece a confiança depositada pelo eleitorado na equipa escolhida para dirigir os destinos das duas freguesias, esperando não defraudar as expectativas depositadas na eleição. Afinal somos uma equipa com passado, conhecida de todos os eleitores. Vamos continuar a  fazer tudo para que esta união continue viva e actuante. Só assim faz sentido estar nesta política de proximidade.

Foi um enorme prazer trocar dois dedos de conversa com Duarte Ribas, velho amigo dos tempos do serviço militar no Convento de Mafra, e figura incontornável do futebol courense, que, sem rodeios, focou todos os temas de interesse para as duas freguesias. Partimos com a convicção que este projecto continua a ter excelentes condições para funcionar, face ao zelo e empenho das pessoas envolvidas. Felicidades nesta nova e árdua tarefa.

 

 

 

 

 

Comments are closed.