Última Hora

PRESIDENTE DE COURA EM CENON 10 ANOS DEPOIS: “O AMOR DOS NOSSOS PELA TERRA É EXEMPLAR”

20 de Novembro de 2018 | Marlene Cunha
PRESIDENTE DE COURA EM CENON 10 ANOS DEPOIS: “O AMOR DOS NOSSOS PELA TERRA É EXEMPLAR”
Cultura

 

Depois de em Agosto passado ter sido assinalada a data do 10.º aniversário da geminação entre os municípios de Paredes de Coura e de Cenon, vizinha de Bordéus, foi agora a vez do executivo liderado por Vitor Paulo Pereira se deslocar até àquela vila francesa da região da Gironde para assinalar a efeméride.

O aniversário foi assinalado durante o Festival “Toutes Latitudes”, que decorreu de 7 a 11 de Novembro, organizado anualmente pela Câmara da localidade francesa para celebrar a diversidade e o encontro cultural de todas as comunidades residentes.

A magra delegação courense, constituída pelo presidente da Câmara, Vítor Paulo Pereira, e vice-presidente, Tiago Cunha, esteve em Cenon para participar nas cerimónias protocolares com as autoridades francesas e portuguesas locais, assistir aos espectáculos culturais representativos de cada comunidade e ainda para participar nas diversas sessões de trabalho entre as delegações dos seis países representados (Portugal, Espanha, França, Turquia, Marrocos e Estados Unidos).

Do trabalho de diplomacia económica, de que o executivo de Vítor Paulo Pereira é já bem conhecido, resultou a assinatura de um acordo de parceria entre a Câmara de Comércio e Indústria de Bordéus, o município de Paredes de Coura e a ville de Cenon que visa promover acções de captação de investimento e a actividade económica das empresas sediadas nos dois concelhos.

No plano cultural, Paredes de Coura esteve representada durante toda a semana por um grupo de membros da Comunidade 0937 que levou às instalações do maior espaço de espectáculos da região de Bordéus, o multiusos “Rocher de Palmer”, uma pequena parte das construções que habitualmente são exibidas nos eventos Lego de Paredes de Coura. Todas as crianças e jovens das escolas de Cenon foram assim convidadas a conhecer o projecto da “Caixa dos Brinquedos” que gerou grande interesse nos visitantes.

Visita da delegação americana à exposição da Comunidade 0937, responsável pelos eventos Lego, acompanhada por Tiago Cunha

 

Merece destaque a participação nas celebrações, além do Maire de Cenon, Jean François Egron, e da vereadora Fernanda Alves, do cônsul-geral de Portugal em Bordéus, Marcelo Mathias, e da Associação Alegria Portuguesa da Gironde representada pelo seu carismático presidente, José Rodrigues.

Em jeito de balanço da participação referiu Vítor Paulo Pereira que “a presença junto das comunidades emigrantes é para nós fundamental, em primeiro lugar porque o amor e dedicação deles pelo nosso país e pela nossa terra é um exemplo e, em segundo, porque o gosto pelos produtos da terra ajuda a economia e os nossos produtores locais”. No entanto, nas palavras do presidente da Câmara, “estas deslocações dão corpo ao que chamamos de diplomacia dos afectos e, ao contrário do que as pessoas podem pensar, não são essencialmente motivadas pelo interesse económico, mas antes com o objectivo de manter as pessoas próximas e com elos de ligação a Paredes de Coura. A diplomacia económica vem depois, a reboque do que é essencial que é esta ligação afectiva com os nossos”.

Apesar de não terem sido subscritores da ligação, a verdade é que tanto Vítor Paulo Pereira como Jean François Egron assumiram a geminação entre os dois concelhos de forma activa e constante. Isso parece reflectir-se nas últimas acções e na presença e participação mútua dos concelhos em projectos conjuntos, designadamente na área da cultura e educação.

Presidente da Câmara, Jean François Egron, Vítor Paulo Pereira, os representantes da Câmara de Comércio e Indústria de Bordéus, bem como alguns vereadores e as delegações americanas e marroquinas após a assinatura do acordo de parceria

 

Vítor Paulo Pereira, Tiago Cunha, a Comunidade 0937 e a delegação americana do Estado de Vermont

Comments are closed.