Última Hora

Quem acode à Casa da Junta?

5 de Abril de 2016 | Albano Sousa

O edifício da Casa da Junta, onde outrora funcionou a sede da autarquia, cita no Lugar das Corredouras, junto da estrada nacional, está a degradar-se a cada dia que passa, estando mesmo em risco de ruína, conforme se pode confirmar pela foto.

Restando as paredes e o telhado, é urgente uma intervenção de fundo, no sentido de preservar um edifício emblemático da freguesia, com excelente localização e que começa a emprestar uma imagem de degradação e total abandono.

Sabendo que o restauro e conservação do imóvel é um anseio antigo da autarquia castanheirense, vindo já do antigo executivo, ficou a saber-se, em conversa com o presidente da Junta, Celestino Rodrigues, que foi aventada a possibilidade de uma candidatura para recuperação do prédio, mas que a mesma não obteve viabilidade, como tal, terão que ser as entidades locais a encontrarem uma solução para este imbróglio.

Perante este cenário, o autarca foi adiantado que a Junta, só por si, não tem disponibilidade financeira para uma obra desta envergadura pelo que, qualquer cenário de recuperação, terá sempre que passar pelo apoio do município courense, sob pena de, se tal não acontecer, assistirmos mesmo à derrocada do prédio ou, em alternativa, pela alineação do imóvel a potenciais interessados na sua revitalização.

Ficamos então a torcer por um final feliz para a “velhinha” Casa da Junta, que para lá dos serviços da autarquia, foi também casa de habitação de algumas famílias que por ali viveram.

NEVE NA PRIMAVERA:

Depois de um inverno marcado pela pluviosidade e temperaturas amenas, eis que surge a Primavera com cara de poucos amigos e um frio de bater o dente, ao ponto de no final do dia 30 de Março a freguesia ficar coberta de um manto branco, fruto da neve que fez questão em nos visitar em plena Primavera, sinal de que os tempos, mesmo meteorológicos já não são o que eram.

Comments are closed.